Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Fundação de Cultura investe na implementação de museus no MS

Trata-se de um projeto audacioso que segue à risca todos os passos corretos para se implantar um museu

Com o intuito de salvaguardar o patrimônio histórico-cultural sul-mato-grossense, a Fundação de Cultura, por meio do projeto Pró-Memória MS, vem assessorando a implementação e a construção de museus tanto na Capital como no interior. Trata-se de um projeto audacioso que segue à risca todos os passos corretos para se implantar um museu como: regimento interno do museu; plano museológico; capacitação dos funcionários; e assessoria para adaptação e construção dos prédios.

De acordo com o coordenador do projeto, Caciano Lima, o bom desenvolvimento do Projeto só está sendo possível devido ao apoio que o Governo do Estado vem mostrando em garantir à população a importância de se valorizar a cultura regional por meio de ações que visam a adequação do espaço museológico no Estado.

Ano passado, o Governador André Puccinelli, por meio do Decreto nº 12.687, de 30 de dezembro de 2008, criou o Sistema Estadual de Museus de Mato Grosso do Sul (SIEM-MS), bem a frente de alguns estados que ainda não têm esse sistema, que visa a sistematização e implementação de políticas de integração e de incentivo aos museus de todo o Estado, e principalmente a promoção da interação entre os museus, as instituições afins e profissionais ligados ao setor, preocupado com o constante aperfeiçoamento da utilização de recursos materiais e culturais.

“Todos os passos dados pelo projeto contam com consultas feitas à população dos municípios, por meio de audiências públicas. Caarapó e Três Lagoas já estão com o processo de instalação bem adiantados”, conta Caciano, que ainda lembra que outras cinco cidades do Estado em breve estarão com seus museus com portas abertas para receber visitas: Aral Moreira, Guia Lopes da Laguna, Novo Horizonte do Sul, São Gabriel DOeste e Nioaque.

Em Mato Grosso do Sul, conforme um levantamento do coordenador do Museu da Imagem e do Som, Rafael Maldonado, existem aproximadamente 41 instituições de caráter museológico, sendo dezoito na Capital, como por exemplo o Museu da Aviação de Busca e Salvamento; Museu da FEB; Museu da Imagem e do Som; Museu da Televisão; Museu de Arqueologia da UFMS; Museu de Arte Comtemporânea; Museu de Ofiologia-Serpentário; Museu do Colégio Latino Americano; Museu do Telefone; Museu José Antonio Pereira, Museu Lídia Baís, Museu das Culturas Dom Bosco, sendo em fase de estudos o Museu Interativo do Pantanal e Museu da Odontologia.