Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Futuro do prédio do Fórum está nas ?mãos? da Justiça

Ação Cível Pública com pedido de liminar para não derrubada do prédio foi impetrada pelo Ministério Público

O Ministério Público, através da Procuradoria de Defesa do Meio Ambiente e Urbanismo, protocolou Ação Cível Pública, na Vara da Fazenda Pública e Registros Públicos, com pedido de liminar para preservação do prédio do Fórum da Comarca de Três Lagoas. Portanto, a demolição ou não do antigo prédio do Fórum depende do resultado de ação judicial, em tramitação na Comarca de Três Lagoas.

O referido prédio, segundo tem manifestado o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, deverá ser demolido, obedecendo às normas do Plano Diretor do Município de Três Lagoas, quanto ao uso proporcional do solo e reserva de espaço para estacionamento, devido à construção do novo prédio do Fórum, prestes a ser inaugurado.

Na Ação, de número 021.09.008811-6, contra a Prefeitura Municipal e o Estado de Mato Grosso do Sul, o Promotor de Justiça, Antônio Carlos Garcia de Oliveira, baseia seu pedido no patrimônio arquitetônico do prédio, construído na década de 1970 pelo então governador Pedro Pedrossian. Além disso, a Ação baseia-se no valor paisagístico, cultural e econômico do prédio, avaliado hoje em mais de R$ 2, 5 milhões, se fosse necessário construir um prédio semelhante a esse.

Além desses aspectos, de ordem cultural, o Ministério Público argumenta que o prédio oferece disponibilidade funcional para outros fins, inclusive a Defensoria Pública e curso de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Para assegurar a manutenção do prédio do Fórum, foi protocolado também, inserido na ação Cível Pública, o pedido de tombamento, que poderá ser feito também, através de decisão judicial.

No pedido de Liminar, a Procuradoria pede que o prédio seja mantido como se encontra até o final da decisão processual.