Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Gripe A mobiliza Corpo de Bombeiros

O 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros também está mobilizado no controle e conscientização sobre a Gripe A

O 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros também está mobilizado no controle e conscientização sobre a Gripe A (H1N1). Conforme o comandante da corporação, major Luiz Antônio de Mello, desde o início da semana, bombeiros militares estão prestando auxílio à população no posto de informações montado pela Secretaria Municipal de Saúde, em frente ao Pronto Atendimento Básico (PAB).

A mobilização, realizada a pedido da Secretaria de Saúde, visa promover o acolhimento e prestar orientações sobre a doença à população. “Muitas pessoas ainda desconhecem o ambulatório, procuram direto o PAB. O nosso trabalho é recepcioná-las, orientá-las, tirar dúvidas e encaminhá-las até o ambulatório, que fica ao lado”, explicou.

Por enquanto, os bombeiros estão atuando apenas no período diurno, mas o comandante completa dizendo que a corporação está preparada para estender o atendimento pela noite. “Estamos lá de segunda a segunda durante o dia, já que ainda é pequena a demanda noturna. Mas já estamos preparados caso haja um aumento da movimentação no ambulatório da gripe aumentar à noite,”, completou o oficial.

O comandante explicou que todos os militares que estão participando da ação vêm recebendo orientações sobre a nova gripe. Uma palestra geral sobre a doença está prevista para acontecer entre quarta-feira e quinta-feira (12 e 13). A qualificação será ministrada pela Secretaria Municipal de Saúde e visa preparar os militares para a nova gripe. “Por enquanto, os militares designados para ficarem no posto recebem toda a orientação sobre a doença. Mas eles serão novamente qualificados a respeito do assunto, numa palestra ministrada por uma médica”, explicou.

Conforme Mello, a capacitação é essencial, devido ao tipo de trabalho realizado pela corporação. “Temos contato direto com a população, seja em acidentes de trânsito ou em caso de emergência. Por isto, neste caso, exige um cuidado um pouco maior”.

Mesmo assim, o comandante acredita que a nova gripe pouco mudará a rotina da corporação. “Daremos atenção especial à higiene, lavar as mãos com frequência e outros detalhes, mas, tirando isso, mudará muito pouco, já que o uso de mascaras e luvas já faz parte da nossa rotina”.

O comandante explicou que também não houve alteração no número de chamadas recebidas pela corporação.

A presença dos bombeiros no posto de orientação sobre a gripe A (H1N1) segue até o mês de setembro, sem data definida para encerrar.