Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Gripe Suína: ?É mais grave do que imaginávamos?

A afirmação é do médico pneumologista de Três Lagoas Michel Thomé Júnior

O médico pneumologista de Três Lagoas Michel Thomé Júnior está capacitado para diagnosticar e tratar da doença, caso ela se instale por Três Lagoas. “Participei desse treinamento em Nova Andradina e percebi que o caso é mais grave do que imaginávamos, os sintomas de uma gripe comum são os mesmos da gripe Inluenza A. O vírus sofreu uma mutação que o tornou resistente, podendo ser disseminado pelo próprio ar”, destacou. Antes uma pessoa só corria o risco de ser contaminada se tivesse contato com regiões de risco em outros países, atualmente isso não acontece mais. O vírus circula livremente pelo país.

Segundo o pneumologista pessoas portadoras de imunodeficiências, com antecedentes ou porte doenças como asma, bronquite, enfisema pulmonar, câncer, HIV podem desenvolver o quadro mais grave da doença. Também estão mais propensas para a evolução pra o estado grave crianças com menos de dois anos de idade, gestantes e idosos acima de 65 anos.

Afirmou ainda que existe um remédio exclusivo para o tratamento da doença. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde o remédio que é o “Tamiflu” ainda não está disponível em Três Lagoas, no entanto, se houver confirmação de algum caso a medicação será enviada da Capital. 

 Michel cuida de doenças respiratórias, atualmente ele atende particularmente cerca de 30 pacientes por dia. “Mesmo assim a agenda continua lotada, diariamente, fora as 30 pessoas atendidas, seguramos uma fila de espera de aproximadamente 20 pacientes por dia”, afirmou. Cabe destacar que o médico também atende na rede pública de Saúde e revelou que o quadro de pessoas que procuram seu atendimento está inflado.

“Todos os anos, neste período, o atendimento fica superlotado com relação às doenças respiratórias”, disse Thomé.