Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Grupo Memória Capoeira conta com 50 praticantes

O Memória Capoeira tem como objetivos resgatar a cultura Brasileira

O grupo Memória Capoeira, criado em dezembro de 1985 pelos mestres Aranha e Vavá, hoje tem filiais em seis Estados: Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Rondônia e Goiás. O grupo marca presença também em mais três países além do Brasil, sendo eles França, Peru, Japão, Portugal, Paraguai e Espanha.

Em Três Lagoas, cerca de 50 pessoas praticam o esporte auxiliadas pela instrutora Fernanda e a professora Juliana. “A equipe feminina de Três Lagoas é muito boa”, afirma o mestre Aranha. O Memória Capoeira tem como objetivos resgatar a cultura Brasileira, divulgação e proliferação da capoeira de forma organizada, formação, capacitação  e orientação de instrutores, com conhecimentos, culturais, esportivos, artístico e pedagógico, para transmitir os conhecimentos e as tradições da capoeira as gerações futuras.

Buscando, a profissionalização do capoeirista  valorizando  a figura do  mestre de capoeira.

Nos jogos regionais do Estado de São Paulo, representando Ilha Solteira, o grupo foi campeão. O resultado classificou a equipe para os jogos abertos que acontecem em outubro na cidade de São Caetano (SP). As capoeiristas de Três Lagoas lamentam o fato de ter que disputar as competições por outras cidades. “Infelizmente não competimos pela nossa cidade. Os capoeiristas lutam pelo seu grupo e não pela sua cidade”, afirmou a professora Juliana.

Está previsto para agosto um encontro cultural de capoeira na cidade, organizado pelo grupo Memória Capoeira. Essencialmente o objetivo do encontro será para troca de experiências entre os praticantes do esporte. O Memória Capoeira desenvolve trabalhos em escolas publicas e privadas, academias, clubes, instituições educacionais e entidades afins. Além de realizar vários projetos com crianças carentes e pessoas portadoras de necessidades especiais, organiza eventos filantrópicos arrecadando alimentos e agasalhos ajudando a reverter os quadros da miséria e da fome.
 
Acreditando desta forma estar contribuindo para a formação de valores humanos e ético baseados no respeito, na socialização e na liberdade.

Capoterapia

O grupo Memória Capoeira desenvolve trabalho utilizando a Capoterapia que consiste em uma terapia que utiliza elementos da capoeira adaptada para pessoas da melhor idade, respeitando a condição física, as potencialidades, os limites e as características psicológicas individuais de cada um. Mas o público alvo é livre, não precisa ser da melhor idade.

A metodologia da Capoterapia foi criada e vem sendo desenvolvida baseando-se em estudos, congressos, oficinas e fóruns sobre a modalidade esportiva, onde a equipe de instrutores é aperfeiçoada. “Para aplica-la é preciso estar capacitado”, explica a instrutora Fernanda.

Ela e a professora Juliana estiveram em Brasília (DF) no mês de junho em um curso, buscando essa capacitação.

Informações

Quem quiser outras informações ou estiver interessado no esporte ou na Capoterapia pode comparecer na sede do grupo na cidade de Ilha Solteira (SP). O endereço é Avenida Brasil Sul, nº 1152. O telefone é (18) 3743 4153. Em Três Lagoas basta comparecer ao Centro Comunitário JK às terças e quintas das 17:15 às 18:30 ou na Escola Parque São Carlos às quartas e sextas das 17:15 às 18:15. Na internet acesse: www.memoriacapoeira.org.br.