Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Hemonúcleo busca aumentar estoques para fim de ano

Com período de férias, estoques ficam em baixa

Tradicionalmente, o Hemonúcleo de Três Lagoas enfrenta dificuldades durante o período de festas. Com a chegada do fim do ano, a tendência é que haja queda no número de doadores, resultando em um baixo estoque de sangue. Para ajudar a reforçar os estoques, o Hemonúcleo está fazendo campanha de plantões, para que empresas e entidades possam e aumentar o número de doações.

Para participar cada empresa ou entidade interessada como igrejas e sindicatos, deve agendar, com antecedência de uma semana, um horário, que pode ser no horário normal de atendimento do Hemonúcleo ou após o expediente.  O agendamento possibilita que toda a equipe médica se organize para fazer a coleta do sangue dos doares.

De acordo com o coordenador do Hemonúcleo Lúcio Rogério, é importante exercer esse ato de solidariedade porque a demanda por sangue costuma aumentar durante essa época. “Como há muitas pessoas viajando, o movimento nas estradas cresce e o risco de acidentes de trânsito é maior. Esses pacientes, muitas vezes, precisam de transfusão de sangue”, alerta o coordenador.

Doação de sangue

Para doar sangue é preciso ter de 16 a 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ser feita obrigatoriamente até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização dos responsáveis. Não há peso mínimo: pessoas com menos de 50 quilos também podem ser voluntárias após avaliação e autorização médica.

Caso o voluntário tenha almoçado, o procedimento deve ser feito após três horas. E se for um doador frequente, ele não pode deixar de obedecer ao intervalo para doação, que deve ser de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres.

Tipos de sangue mais escassos

Os tipos sanguíneos com maior demanda no Hemonúcleo são: O – negativo, A – negativo. B – negativo, AB – negativo e O – positivo. Os interessados em fazer doações devem ir até o Hemonúcleo na rua Manoel Rodrigues Artez, número 520. O horário de atendimento é das 7h às 12h. É preciso apresentar um documento original com foto, preencher um cadastro com informações básicas e responder a um questionário. Em seguida, passará por triagem para examinar os sinais vitais como pressão, pulso e temperatura. Mais informações pelo telefone: (67) 3522-7959.