Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Hidroponia garante 90% do abastecimento na cidade

A palavra hidroponia vem do grego, dos radicais hydro = água e ponos = trabalho

Já se imaginou consumindo verduras que não foram produzidas no solo, somente em água? Se você compra verduras em Três Lagoas tem uma grande probabilidade de já ter consumido hortaliças produzidas pelo sistema de hidroponia. Através dele as plantas são cultivadas sem solo, e em estufas as raízes recebem uma solução nutritiva balanceada que contém água e todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta.

O cultivo feito longe dos solos garante hortaliças produzidas sem agrotóxico, e se comparada à produção convencional, a economia de água chega a 90%. Segundo o produtor, Ivan Cadamuro, no sistema de hidroponia é possível ter uma boa produtividade em menor tempo. “É 30% mais rápido, sem contar na economia de água. Hoje eu gasto três mil litros por dia. Se eu fosse produzir essa mesma quantidade no solo, eu precisaria de sete hectares e 120 mil litros de água/dia. As proporções são consideráveis, sem contar na qualidade do produto que chega a mesa dos treslagoenses”, enfatizou.

Atualmente a produção de Ivan Cadamuro e Valter Steluti abastece 90% das empresas da cidade, entre elas quitandas, supermercados, restaurantes e indústrias. A produção que começou tímida há seis anos, empregava apenas duas pessoas e os clientes eram poucos. Hoje o sistema já conta com a colaboração de 20 funcionários e a lista de clientes aumentou consideravelmente.