Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Hilário assume presidência da Federação do Comércio

Atual presidente, Sebastião Vieira D?Ávila, está afastado por motivos de saúde

Com o afastamento, por motivos de saúde, de Sebastião Vieira da presidência da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso do Sul (Fecomércio/MS), o presidente em exercício é o três-lagoense, comerciante aposentado, Hilário Pistori.
Como vice-presidente, ele assumiu interinamente a presidência da Fecomercio, na sexta-feira (20), seguindo o que determinam os estatutos da entidade.
As eleições para nova diretoria da Fecomercio estão previstas somente para junho de 2010, quando será convocada assembléia geral. “Até lá, estamos no exercício da presidência e na direção da Fecomércio e não pretendemos convocar novas eleições, levando em consideração a amizade, reconhecimento e respeito que temos com o nosso presidente, Sebastião D Ávila, que dedicou toda a sua vida à Federação”, observou Hilário Pistori.
D Ávila e Pistori são do grupo de fundadores da Fecomercio/MS, desde a criação do estado de Mato Grosso do Sul, em 1979. “Sempre estivemos juntos e sabemos o quanto o presidente se dedicou para o fortalecimento da Fecomércio. Seria ingratidão e falta de delicadeza de nossa parte a convocação de assembléia geral, mesmo porque todos nós acreditamos na  recuperação de sua saúde”, comentou.
Hilário Pistori, diretamente de sua residência em Três Lagoas, vem exercendo as suas funções de presidente em exercício da Fecomércio/MS. “Temos toda uma equipe eficiente que mantém em funcionamento toda a complexa estrutura da Federação. Uma vez por semana, conforme combinei com os demais membros da diretoria, eu recebo em minha casa o relatório completo do que está acontecendo. O pessoal se comunica por telefone, quando existe alguma dúvida. Se houver necessidade, eu me desloco para Campo Grande”, contou.

FECOMÉRCIO

Além das suas funções específicas de dar todo um suporte aos comerciantes e trabalhadores do comércio, em todas as questões, relacionadas às atividades específicas de cada setor, a Fecomércio administra e gerencia todas as atividades das unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e das unidades do Serviço Social do Comércio (Sesc). Em Três Lagoas, tanto o Senac como o Sesc possuem unidades em sedes próprias, voltadas para a formação e assistência do comerciante e do comerciário, principalmente nas áreas de educação, assistência e lazer.
A Federação é constituída por todos os sindicatos do comércio e é ligada à Confederação Nacional do Comércio (CNC). “Apesar de não termos vínculos político-partidários, respeitamos e contamos com o apoio das autoridades políticas, legalmente constituídas. Podemos dizer que temos ótimo relacionamento com o governador André Puccinelli e com todas as Prefeituras, notadamente, com a prefeita Simone Tebet , comentou Hilário Pistori.
“Nosso trabalho é dar continuidade ao que fazia o presidente D Ávila. Queremos criar instrumentos que nos liguem mais fortemente a outras instituições, como a Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul, a Fiems”, informou.
Segundo Hilário Pistori, “o fortalecimento da união entre a Fecomércio e a Fiems, cada uma delas no seu setor próprio, revertem em resultados positivos  para o desenvolvimento do nosso Estado”, observou.
“As duas Federações têm que caminhar juntas, porque o crescimento do comércio depende do desenvolvimento industrial e vice-versa”, comentou.