Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Hipertensão chega a atingir 23% da população adulta brasileira

Em Três Lagoas, somente na rede pública, foram contabilizados mil atendimentos a hipertensos

A hipertensão atinge 23% da população adulta brasileira atualmente. Em Três Lagoas foram contabilizados aproximadamente mil casos de doentes na rede municipal de Saúde. De 2014 a 2014 houve um aumento de 30% de hipertensos no município. Segundo informou a assessoria de imprensa da secretaria de saúde, o surgimento da doença, popularmente chamada de pressão alta, em crianças e adolescentes explica esse aumento. De acordo com o médico cardiologista Vitor Hugo Cavalini a pessoa que tiver pressão arterial igual ou maior que 14 por nove pode ser considerado um hipertenso. Para o diagnóstico mais preciso, basta realizar um exame de sangue. O cardiologista esteve presente no programa Bom Dia Três Lagoas, exibido pelo TVC – canal 13, nesta quinta-feira, 23.

Em Três Lagoas o índice de jovens a partir dos 20 anos de idade com a doença cresceu, de acordo com dados fornecidos pela assessoria de imprensa da Saúde. “Isso porque são pessoas sedentárias e com péssimos hábitos alimentares. Além disso, a ingestão de bebida alcoólica é mais um agravante”, segundo o médico Vitor Hugo.

Em alguns pacientes os sintomas são silenciosos e só percebem após alguma complicação em algum órgão. Os sintomas são dor de cabeça e no peito, cansaço e falta de ar e geralmente são ignorados pelos pacientes que pensam ser cansaço do dia-a-dia, conforme informou o cardiologista.

O surgimento da doença pode ser em função de algum outro fato, como a obesidade, colesterol alto, diabetes, problemas renais, tabagismo e alcoolismo. “O paciente que já tem alguma patologia tem a pré-disposição para outras complicações e o desencadeamento da hipertensão”, explica.

Mulheres no período da menopausa passam por uma fase em que o há um descontrole hormonal, o que pode gerar a doença.

TRATAMENTO

A notícia boa é para quem descobre a doença logo no início. “Se o paciente controlar a patologia através do uso de medicamento, é possível que depois de um tempo ele diminua a quantidade de remédios ou até se livre do uso de medicamentos”, explica o cardiologista. Como parte do tratamento, o hipertenso deve fazer diariamente, pelo menos, 30 minutos de exercício físico. Além disso, evitar alimentos fritos e excesso de sal são medidas para a reeducação alimentar deste paciente.

HIPERDIA

Em comemoração ao dia, o programa Hiperdia da Secretaria Municipal de Saúde realiza ações alusivas à data na Igreja São Sebastião, localizada na rua Maria Eulália Vieira,  1184, Santa Terezinha, a partir das 7h. No local haverá a atividades com um educador físico e um bate-papo com a nutricionista Renata Petruci.