Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Hoje é o último dia para conferir o Circuito Cultural Elektro

Os alunos aprendem e se divertem no Museu da Energia que fica dentro da carreta

Hoje é a última oportunidade para quem ainda não conheceu o Circuito Cultura da Elektro. Desde quarta-feira (4), uma carreta que abriga o Museu da Energia e inúmeras atrações está parada na praça Senador Ramez Tebet deixando muita gente ‘ligada’ nos processos e experimentos que envolvem uma das ferramentas mais importantes para a evolução da ciência, a eletricidade.

O circuito é composto por três módulos: o Museu de Energia Estação Elektro, o Cine Elektro e o Teatro Elektro, além de diversão os alunos assistem uma palestra relacionada à economia de energia.

De acordo com o assistente de coordenação, Moisés Florêncio de Lira, o objetivo é conscientizar sobre do uso da energia elétrica. “Por meio das brincadeiras e dos experimentos queremos que eles [visitantes] aprendam a usar a energia de maneira racional e com mais segurança”.

A capacidade da carreta é para atender 60 pessoas a cada período. Um volta completa para conhecer o sistema dura em média uma hora e meia. “Aqui apresentamos vídeos, mostramos os experimentos e colocamos as crianças em contato com a eletricidade para que saibam como ela atua”, explica.

De acordo Lira o museu ensina na prática, através dos equipamentos e experimentos a história da eletricidade. “Nós também nos trazemos a parte musical e teatral. Ontem aconteceu a apresentação da peça teatral no anfiteatro da Universidade Federal”.

O aluno da escola municipal Parque São Carlos, David Alves Jardim, 14 anos, conta que aprendeu muito. “Aqui a gente fica sabendo como tudo começou e entende como a energia funciona, até mesmo como a eletricidade se propaga. Levei alguns choques. Mas isso vai ser bom para não esquecer”.

Mayara Maíra diz não ter gostado muito da experiência. “Poxa, esse choque tremeu até meu cérebro”, brinca a garota.

Moisés esclarece que embora as visitas das escolas sejam agendadas há possibilidade de conhecer sem agendamento. “Se alguém tiver interesse em conhecer o espaço é só vir falar com a gente”.