Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Hospitais e clínicas são alvos de fiscalização dos bombeiros

No ano passado, a situação não foi diferente em Três Lagoas

Hospitais e clínicas da Cidade passarão a receber a visita do Corpo de Bombeiros a partir desta semana. A “Operação” Saúde dos bombeiros teve início na semana passada em Campo Grande e deverá atingir todos os municípios onde haja o quartel da corporação, conforme nota divulgada pelo Comando Geral do Corpo de Bombeiros.
De acordo com o subcomandante do 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros, capitão André Rufato, o objetivo da ação é conferir se as edificações estão de acordo com a legislação de prevenção de sinistros, ou até mesmo minimiza-los. “A legislação é mais exigente quando falamos em clínicas de saúde onde haja leitos e hospitais”, destacou.
A fiscalização se concentra no estado das edificações, nas rotas de fuga para os pacientes e funcionários (abertura mínima de 2,2 metros nos corredores de saídas de emergências), implantação de extintores nestas rotas de fuga e outros. O ofício para o início dos trabalhos chegou a Três Lagoas na última sexta-feira (13).
Em Campo Grande, a Operação Saúde já aconteceu e o resultado não foi dos mais animadores. Dos 12 hospitais vistoriados pelo Corpo de Bombeiros, todos estavam irregulares e receberam uma notificação para se adequarem às normas de segurança. A fiscalização também atingiu 26 clínicas da Capital.
No ano passado, a situação não foi diferente em Três Lagoas. Rufato explicou que, durante as vistorias de 2008, os dois hospitais existentes no Município apresentaram irregularidades e foram notificados. “Agora, vamos verificar se aquelas as exigências feitas na época pela equipe foram cumpridas pelos dois hospitais”, disse.
Nesta segunda-feira (16), a equipe de vistorias técnicas do Grupamento iniciou um levantamento das clínicas de saúde existentes na Cidade. A previsão do oficial é que a Operação Saúde entre em ação ainda nesta semana no Município. Para isto, os bombeiros serão divididos em duas equipes: uma destinada apenas às vistorias da operação e a outra para as solicitações de rotina. Para este mês, também estava prevista a vistoria em gráficas, papelarias e etc. O capitão informou que ainda não se sabe se a operação em locais de armazenagem de papéis será adiada ou não. “Vamos ter que reanalisar as datas. Mas para isto precisamos do levantamento em maõs”, disse.
O Comando Geral do Corpo de Bombeiros pretende fiscalizar cerca de 50 hospitais e grandes clínicas em todo Mato Grosso do Sul. A Operação Saúde se estende até o fim deste mês. Depois dela, a corporação deverá iniciar outra ação, desta vez com um alvo diferente. A intenção da corporação é definir um tipo de estabelecimento a ser fiscalizado a cada mês de 2009. A medida já era utilizada pelo comando local dos bombeiros desde 2008. (R.P)