Veículos de Comunicação

Atendimento

Hospital Regional de Três Lagoas prevê realizar mil cirurgias eletivas até novembro

Cirurgias bariátrica e pediátrica também serão oferecidas pela unidade em 2022

Cirurgias bariátrica e pediátrica também serão oferecidas pela unidade em 2022. - Reprodução/TVC
Cirurgias bariátrica e pediátrica também serão oferecidas pela unidade em 2022. - Reprodução/TVC

O Hospital Regional da Costa Leste Magid Thomé, em Três Lagoas, pretende realizar, pelo menos, mil cirurgias eletivas até o mês de novembro deste ano. O atendimento também será priorizado para as cirurgias de alta complexidade já previstas para pacientes da região. O diretor-geral do hospital, Demétrius do Lago Pareja, participou do programa RCN Notícias, desta quarta-feira (21), e explicou que os procedimentos fazem parte do programa 'Opera MS', lançado pelo governo estadual em 2021, com o objetivo de diminuir a fila de espera de cirurgia eletiva em Mato Grosso do Sul após a pandemia.

“Com o complexo cirúrgico preparado e ativo, começamos a realizar as cirurgias nesta semana dentro do hospital. São pacientes encaminhados pela Central de Regulação e em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde para realizarmos as cirurgias eletivas da ação “Opera MS”. Entre os meses de setembro, outubro e novembro, mil cirurgias eletivas deverão ser feitas”,  disse o diretor.

Na programação, segundo ele, estão cirurgias de média e baixa complexidade, como vesícula, hérnia, nas áreas de otorrino e oftalmologia.  Pareja também pontua que o hospital passará a oferecer cirurgia bariátrica nos próximos 90 dias. Outro ponto citado foi a cirurgia pediátrica, que deverá ser a próxima etapa no cronograma da unidade.

Em 16 de setembro, 116 leitos com 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) geral e 10 leitos de UTI Pediátrica foram oficialmente ativados.