Veículos de Comunicação

Três Lagoas

IBGE não estima a mais ou a menos a população

A observação é do chefe da agência local do IBGE, João Garcia de Camargo

A cidade de Três Lagoas, ao contrário da expectativa da Administração Municipal, que há mais de três anos esperava que a população estivesse beirando os 100 mil habitantes ou mais, teve aumento populacional de apenas 901 habitantes, em um ano.

Em 2008, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Três Lagoas possuía população estimada de 88.592 habitantes. A partir do dia 1º de julho, oficialmente, a população estimada é de 89.493 habitantes, o que corresponde a aumento de 901 habitantes em um ano.
A nova estimativa populacional dos Estados e de todos os municípios brasileiros foi divulgada pelo IBGE e publicada no Diário Oficial da União (DOU), na sexta-feira (14).

A estimativa populacional serve de base para as faixas de repasses do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e o Fundo de Participação dos Municípios (PFM). Por esse motivo, os prefeitos nem sempre se manifestam satisfeitos com os dados oficiais do IBGE. Por outro lado, os números ainda são preliminares e os Municípios, que acharem que a contagem da população está distante da realidade, têm 20 dias, a contar do dia 14, para apresentar reclamações fundamentadas, que serão analisadas pelo IBGE. A partir do dia 31 de outubro, o cálculo definitivo será encaminhado ao Tribunal de Contas da União (TCU), para alteração dos repasses.

“O IBGE não tem interesse nenhum em estimar a mais ou a menos a população dos municípios”, observou o chefe da agência local do IBGE, João Garcia de Camargo. Ele informou também que a estimativa populacional não é feita na agência local, mas no setor de Demografia do IBGE, no Rio de Janeiro (RJ).

Segundo ele, Campo Grande também já atravessou “a febre de falsa expectativa populacional”, quando a classe política apregoava em discursos que a Capital possuía perto de um milhão de habitantes. Hoje, “não se fala mais disso, na Capital”. Campo Grande, de 747.189, em 2008, passou para 755.107 habitantes, segundo a estimativa oficial do IBGE. Isso corresponde ao aumento populacional de 7.918 habitantes.

Em todo o Estado, o aumento foi de 24.440 habitantes, o correspondente a três vezes menos que no ano passado, quando a população estimada teve aumento de 70 mil habitantes. Segundo a estimativa oficial do IBGE, Mato Grosso do Sul possui hoje 2.360.498 habitantes.

Entre as quatro cidades do Interior, com maior índice populacional (Dourados, Corumbá, Três Lagoas e Ponta Porã), Dourados teve o maior aumento, comparado aos demais. Em 2008, possuía 187.601 e em 2009 passa a possuir população estimada de 189.762, o correspondente a um aumento de 2.161 habitantes. O segundo maior aumento foi registrado em Ponta Porã, que passou a possuir população estimada de 75.941 habitantes. O aumento foi de 1.340 novos moradores. Bem abaixo de Três Lagoas, foi o aumento populacional de Corumbá, que registrou apenas a diferença positiva de 271 habitantes em um ano. De 99.196 em 2008, passou para 99.467 em 2009.