Veículos de Comunicação

Combate

Índice de criminalidade no Mato Grosso do Sul apresenta queda, segundo índice da Sejusp

Os roubos em via urbana caíram 16,3%. Levantamento foi feito pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública

Os roubos em via urbana caíram 16,3%. Levantamento foi feito pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública - Arquivo/Jpnews
Os roubos em via urbana caíram 16,3%. Levantamento foi feito pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública - Arquivo/Jpnews

Um levantamento feito pela Secretaria de Justiça de Segurança Pública (Sejusp) de Mato Grosso do Sul aponta sucesso no combate à criminalidade no estado. De acordo com a pesquisa, referentes aos primeiros nove meses de 2021, no interior do Estado dos 12 tipos de crimes monitorados pela Sejusp, seis apresentaram queda, em comparação ao ano passado.

Os roubos em via urbana caíram 16,3%. Furto de veículo tiveram uma queda de 10,5% neste ano. O índice de roubo no comércio apresenta uma queda de 11,4% e furto em residências apresentam queda de 4,2%, em Mato Grosso do Sul.

O secretário da Sejusp, Antonio Carlos Videira atribuiu a queda dos índices de criminalidade ao programa do governo do estado de Mato Grosso do Sul, o MS Mais Seguro, pelo qual foi investido R$ 160 milhões na segurança pública do estado. “Desde o ‘MS Mais Seguro’, que foi o maior programa de segurança pública da história de Mato Grosso do Sul, houveram investimentos na nossa segurança que vão desde a capacitação dos servidores até a contratação, regularização de promoções e investimentos em tecnologias, renovação da frota, mas principalmente na inteligência que fomenta a integração e que gera os resultados que nós esperamos, ou seja, redução dos índices de criminalidade e maior sensação de segurança pública”, diz.

APREENSÃO DROGAS

O índice mostra que houve aumento na apreensão de drogas nas fronteiras do estado entre Paraguai e Bolívia.

De janeiro a setembro deste ano foram 578,2 toneladas, enquanto em 2020 foram 577,2 toneladas. Desse total, o maior volume de entorpecentes apreendidos foi o do crack, com aumento de 9.687%. A cocaína é o segundo entorpecente mais apreendido no estado, com índice de 161%.

Entre janeiro a setembro deste ano, 3.473 ocorrências de tráfico de drogas foram registradas em Mato Grosso do Sul.