Veículos de Comunicação

Educação

Inscrições para 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas públicas terminam quinta-feira

A OBMEP é destinada aos estudantes do ensino fundamental (6º ao 9º Ano) e do ensino médio.

A OBMEP é destinada aos estudantes do ensino fundamental (6º ao 9º Ano) e do ensino médio. - Arquivo/JPNews
A OBMEP é destinada aos estudantes do ensino fundamental (6º ao 9º Ano) e do ensino médio. - Arquivo/JPNews

As inscrições para a 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática da Escolas Públicas (OBMEP-2022), que esse ano traz como tema a Semana da Arte Moderna de 1922, em comemoração aos 100 anos, encerram nesta quinta-feira (17). 

A OBMEP é destinada aos estudantes dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º Ano) e do ensino médio divididos em três níveis. A prova da primeira fase ocorrerá no dia 7 de junho e as inscrições devem ser realizadas pela própria escola no site da OBMEP. 

Dentre os objetivos da Olimpíada, está o estímulo e a promoção ao estudo da matemática, contribuindo para melhoria da qualidade da educação básica e a identificação de jovens talentos e incentivo ao ingresso em universidade.

Ações com premiados

Ainda, como forma de incentivo a inscrição/participação massiva das escolas, a OBMEP realiza algumas ações com professores e alunos que são premiados a partir da realização das provas.

Polos Olímpicos de Treinamento Intensivo – POTI O programa é destinado aos interessados em se preparar para as provas da OBMEP, que estejam matriculados no 8º ou 9º ano do ensino fundamental ou no ensino médio.

OBMEP na Escola – Voltado para os professores de Matemática das escolas públicas municipais e estaduais, o programa tem como um dos objetivos contribuir para a formação de professores em matemática estimulando estudos mais aprofundados e a adoção de novas práticas didáticas em suas salas de aula. Professores de todo o país serão orientados no desenvolvimento de conteúdos programáticos, seguindo a prática didática de resolução de problemas, no trabalho com grupos de alunos selecionados em suas escolas ou em escolas vizinhas. O programa conta com o apoio do Itaú Social e é oferecida bolsas aos professores selecionados.

Ingresso em Universidades – Via edital atualmente algumas Universidades do Brasil publicam editais voltados para a seleção de alunos premiados na OBMEP (comumente chamado de “editais de vagas olímpicas”), de forma que estes têm mais uma chance de ingresso a renomadas Universidades do país, além das entradas tradicionais, como vestibular, Sisu, etc. Algumas universidades que já possuem esse tipo de ingresso: Universidade de São Paulo – USP, Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, alguns Institutos Federais, Fundação Getúlio Vargas – FGV, etc. (Informações Governo do Estado)