Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Internos da Unei recebem certificados de curso

A solenidade foi realizada na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social

A prefeita Simone Tebet, os juízes Eduardo Floriano Almeida e Rogério Ursi Ventura, vereadores Fernando Milan Amici, Vera Helena Arsioli Pinho e Jorge Augusto Martinho, secretária Maria Lúcia Firmino (Assistência Social) e o diretor da Unidade Educacional de Internação (Unei), Mauro Vicente Jerônimo, participaram ontem (3) de solenidade de entrega de certificados de conclusão do curso do Programa Cozinha Brasil – Alimentação Inteligente, do Serviço Social da Indústria (Sesi).
A solenidade de entrega dos certificados aos internos da Unei foi realizada na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, na circular da Lagoa Maior.
Durante cinco dias, 19 internos da Unei, participaram do curso de noções básicas de culinária, de duas horas e meia por dia, ministrado pela nutricionista Marli Caldanhas Yarid, acompanhada da auxiliar técnica Sílvia Martins.
A iniciativa do curso surgiu da proposta de uma reunião da secretária Lúcia Firmino com os juízes Eduardo Floriano e Rogério. “Eles nos pediram que fizéssemos alguma coisa para os adolescentes da Unei, que organizássemos alguns cursos de capacitação profissional”, contou Lúcia Firmino.
“Alguns não acreditavam que daria certo. Este foi o primeiro passo de uma caminhada que a gente acredita que dará certo para a recuperação destes adolescentes”, comentou.
“Temos que buscar soluções para os problemas da comunidade”, observou o Juiz de Direito, Rogério Ursi. Dirigindo-se aos adolescentes que concluíram o curso, ele disse: “Se houver, por parte de vocês, respeito, responsabilidade e disciplina, tudo será possível e encontraremos as soluções para vocês”, disse.
Por sua vez, a prefeita Simone Tebet agradeceu aos juízes a idéia que tiveram ao propor o curso de capacitação profissional dos adolescentes internos da Uneu. “Temos que pensar logo em outros cursos”, disse, propondo os cursos de alfabetização, informática e até de ajudante de pedreiro.
“Não estou aqui para dar conselhos a vocês. Mas a vida da gente é cheia de oportunidades que devem ser aproveitadas. Se queremos ser felizes, temos que correr atrás dos nossos sonhos”, disse a prefeita.
A realização deste curso somente foi possível, graças à parceria de mais de 50 pessoas que se envolveram neste projeto. “Temos que agradecer à Prefeitura Municipal, através da secretaria de Assistência Social, ao Poder Judiciário, ao Sesi e à Polícia Militar”, disse Jerônimo.
“Todos sabemos que a saída é criarmos mais mecanismos que recuperem os nossos adolescentes, internos da Unei. Acredito que este é o início de muitas outras iniciativas que darão certo”, observou.
Segundo o diretor da Unei, quando os internos souberam que o curso iria ser realizado, “houve uma empolgação geral e todos queriam participar. Fizemos apenas algumas restrições, selecionando os internos mais antigos”, explicou. O diretor da Unei informou que dois dos adolescentes, ganharam o alvará de soltura, durante o curso e, “mesmo assim pediram para permanecer na Unei até o término do curso”.