Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Jacarés começam a ser retirados da Lagoa Maior nesta semana

Técnicos da Embrapa chegam ao município na noite de terça-feira para iniciar remoção

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a Embrapa Pantanal, começa nesta semana, a remoção dos jacarés da Lagoa Maior, em Três Lagoas.

Atualmente, de acordo com levantamento da Secretaria do Meio Ambiente, existem três jacarés adultos com mais de dois metros de comprimento e nove de porte médio na lagoa.

A retirada foi autorizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O órgão alega que a lagoa não é o habitat natural dos animais, sem contar que representa ameaça aos frequentadores.

Os animais serão levados para uma reserva ambiental da Companhia Energética de São Paulo (Cesp), em Brasilândia, para onde três animais seguiram, em 2017.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Toniel Fernandes, técnicos da Embrapa chegam ao município na noite de terça-feira (16) para iniciar o trabalho. “Eles vão conhecer os pontos da Lagoa Maior onde os jacarés costumam ficar para avaliar qual melhor horário de captura e embarque ao local de destino. Acredito que os animais de porte grande e médio sejam removidos nos próximos dias”, disse.