Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Jovem Aprendiz abre inscrições para novos cursos

O projeto abriu inscrições para mais três cursos de qualificação profissional

O projeto Jovem Aprendiz, do Grupo Assistencial Espírita A Candeia, abriu as inscrições para mais três cursos de qualificação profissional destinado a aprendizes.

Conforme a coordenadora do projeto, Vilma Portela, está será a segunda etapa do ciclo de capacitações, realizado por meio de uma parceria entre A Candeia, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Instituto Votorantim.

Os cursos oferecidos são os seguintes: Práticas Contábeis, Auxiliar Administrativo e Logística. Os dois primeiros cursos serão realizados das 13h às 17 horas, de segunda a sexta-feira, no Senac. Os cursos começam nos dias 21 e 22, respectivamente.

Já o curso de Logística, terá início no dia 23 deste mês. Este curso será um pouco mais rápido: 100 horas/aulas noturnas, das 19h às 22 horas, também ministrado pelo Senac.

Vilma explicou que todos os cursos foram selecionados após uma pesquisa de mercado para analisar a real necessidade do mercado. “Em todas estas áreas estão faltando profissionais qualificados. Principalmente, este último, de Logística. Este profissional é responsável por todo o controle de uma empresa, entrada e saída de mercadoria. É um curso caro, que estamos oferecendo de graça”, disse.

Para se inscrever nos cursos de qualificação profissional, os interessados devem ter de 16 a 25 anos e procurar a sede do A Candeia, situada na rua Manoel Pedro de Campos, 253, bairro Nossa Senhora Auxiliadora munidos de alguns documentos. Entre eles, comprovante de renda – que deve ser até três salários mínimos; documentos pessoais, e comprovante de escolaridade.

No entanto, Vilma aponta para uma triste realidade de Três Lagoas. Os cursos são destinados exclusivamente à faixa etária já citada, na qual os jovens são considerados, pela Lei, como aprendizes, porém, muitos adultos estão procurando o Candeira para buscar uma oportunidade. “São pessoas que querem se qualificar mas não tem condições financeiras para isto. Por dia recebemos até 10 pessoas com mais de 25 anos, alguns deles, com mais de 30. Mas o curso é destinado apenas ao público do projeto”, explicou.

Para cada curso, são oferecidas 30 vagas. Depois das inscrições, os alunos passarão por uma pré-seleção realizada por meio de entrevistas com uma psicóloga e uma assistente social e também a analise de redação.

No fim do mês de agosto, o projeto Jovem Aprendiz II foi responsável pela formação profissional de 60 jovens nos cursos de Práticas de Secretariado e Monitor Ambiental. Desde o início da parceria entre as três instituições (Instituto Votorantim, A Candeia e Senac) mais de 150 jovens receberam qualificação profissional.

Hoje, o projeto acompanha 40 adolescentes inseridos no mercado. Em sete anos de existência, mais de 400 jovens foram qualificados, inseridos e acompanhados pelo projeto.