Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Lançamento do livro que conta as histórias das ruas de Três Lagoas acontece hoje

Muita gente acordou cedo para comparecer ao lançamento do livro “Três Lagoas – Suas ruas, Sua Memória, Sua História”, do topógrafo Ovídio Lopes de Oliveira. O evento aconteceu na manhã de ontem, no saguão da antiga prefeitura.

A obra que conta a história das ruas é considerada um importante resgate histórico para o Município. Durante oito anos de pesquisa Ovídio fez um levantamento histórico e geográfico. O livro conta com mapas da cidade, envolvendo os anos de 1910, 1912, 1940, 1960, 2007 e 2009, feito por meio da pesquisa do escritor. No primeiro volume está catalogado uma lista contendendo o nome de 169 pessoas importantes da cidade, que originaram nome de ruas.

Segundo o levantamento de Ovídio Lopes de Oliveira, Três Lagoas cresceu muito e atualmente conta com 515 ruas. Um dos elogios que ele faz à administração municipal atual é o fato ter sido redefinida a divisão da cidade em 33 bairros, em vez dos 129 listados anteriormente, sendo que a maioria não passava de pequenas vilas.

Para o secretário de Educação e Cultura, Mário Grespan, a obra é um presente à Cidade. “Três Lagoas carecia de informações sobre sua história. Este é um projeto muito bem vindo, pois de maneira clara responde muitas questões onde existia dúvidas, a obra veio nos dar referência”, comentou.

As irmãs Evonilde e Adair Queiroz foram prestigiar o evento e compraram o livro. “Nós compramos o livro para termos um registro da nossa história, em Três Lagoas existe uma rua com o nome do nosso pai, Emanuel Custódio de Queiroz, ele foi nomeado pelo governo passado, vou descobrir nessa obra se o nome foi mantido”, comentou Evonilde.