Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Mais de 100 transplantes de olhos foram realizados em TL

Atualmente a Central de Transplante é responsável por sanar toda a necessidade do Estado

Desde 1986, mais de 100 transplantes de córneas foram realizados em Três Lagoas.

Atualmente a Central de Transplante é responsável por sanar toda a necessidade do Estado. O Ministério da Saúde (MS) realizou 19.125 transplantes entre janeiro e dezembro de 2008, o que representa crescimento de cerca de 10% no número de procedimentos em relação a 2007, quando foram feitos 17.428 transplantes.

O aumento no número geral de transplantes realizados no Brasil se deve a uma série de fatores, entre eles, as campanhas de sensibilização feitas pelo MS, a elevação no número de doadores vivos e a melhora na captação nacional de órgãos, com o apoio de um número maior de famílias que passaram a autorizar doações.

 Hoje, existem Centrais de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos em 24 estados e no Distrito Federal.O Brasil tem o maior programa público de transplantes de órgãos e tecidos do mundo. Cerca de 95% dos transplantes são realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que também subsidia todos os medicamentos imunossupressores para os pacientes.

Graças às parcerias com Instituto Médico Legal (IML), Serviço de Verificação de Óbitos, delegacias, Polícia Civil, Bombeiros, entre outras entidades, a Central de Transplantes consegue executar operações complexas em tempo curto.