Veículos de Comunicação

Abstenção

Mais de 21,6 mil eleitores de Três Lagoas não votaram no 2º turno

Leia a coluna do Observatório do Jornal do Povo deste sábado (5)

21,6 mil eleitores de Três Lagoas não votaram no 2º turno - Arquivo/JP
21,6 mil eleitores de Três Lagoas não votaram no 2º turno - Arquivo/JP

AUSENTES
No segundo turno das eleições deste ano, 21.677 eleitores não compareceram às urnas, em Três Lagoas, de acordo com dados divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS). No primeiro turno, a abstenção chegou a 22.212.

RESULTADO
Durante sessão nesta semana na Câmara de Vereadores de Três Lagoas, o assunto não poderia ser outro, a não ser o resulto das eleições. Dos 17 vereadores, 13 apoiaram e fizeram campanha para Eduardo Riedel, do PSDB), três para Contar, e uma ficou neutra no segundo turno.  Os vereadores que apoiaram Riedel e que foram criticados pela oposição, fizeram questão de destacar que prevaleceu a vontade da maioria e o melhor projeto para Mato Grosso do Sul.

BASE
O resultado da votação para governo do Estado em Três Lagoas para muitos serviu como base para a eleição municipal de 2024. Os aliados do prefeito Ângelo Guerreiro (PSDB), afirmam que estão no caminho certo e estão confiantes de que o prefeito deva fazer o sucessor.

COMITIVA
A senadora Simone Tebet (MDB-MS) comunicou ao Senado nesta terça-feira (1) que irá, no dia 6 de novembro, ao Egito para a COP27, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. O o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva também confirmou que foi convidado pelo Consórcio Interestadual da Amazônia Legal, presidido pelo governador do Amapá, Waldez Góes, para participar do principal encontro mundial sobre meio ambiente. Simone Tebet deve ir à COP27 integrando a comitiva de Lula.  Para muitos, um sinal do prestígio e da importância que adquiriu depois que se incorporou de corpo e alma na campanha do presidente eleito no segundo turno.