Veículos de Comunicação

Gripe

Mais de 20 mil pessoas foram imunizadas contra H1N1 em Três Lagoas

Objetivo é vacinar 39.855 pessoas, consideradas como público-alvo em Três Lagoas

Objetivo é vacinar 39.855 pessoas, consideradas como público-alvo em Três Lagoas - Reprodução TVC
Objetivo é vacinar 39.855 pessoas, consideradas como público-alvo em Três Lagoas - Reprodução TVC

Três Lagoas conta com 41,7% da população imunizada contra a Influenza A H1N1. Os grupos prioritários corresponde a 17.250 pessoas que receberam a vacina entre idosos, crianças, gestantes, trabalhadores da saúde e professores, desde o início da campanha. Porém, somente no último sábado (26), foram aplicadas 3.428 doses, atingindo assim o total de 20.678 pessoas imunizadas contra a H1N1 desde o início da campanha em 2021.

O total de 17.250 dos grupos prioritários imunizados, corresponde a 7.181 dos idosos; 4.794 crianças; 2.418 trabalhadores de Saúde; 794 gestantes e 378 professores. O total de pessoas imunizadas no último sábado foi possível devido a baixa adesão por parte dos grupos prioritários no Dia D vacinação contra a Influenza. A baixa adesão, permitiu ampliar a campanha para toda a população, acima de 10 anos, o que aconteceria somente, conforme cronograma preconizado pelo Programa Nacional de Imunização, após o dia 9 de julho.

Segundo levantamento da Secretaria de Saúde, do total de habitantes de Três Lagoas, 39.855 pessoas corresponde ao público-alvo (grupo prioritário), porém agora, a vacinação está aberta a toda população.

"Decidimos abrir para todas as pessoas interessadas, visto que temos estoque de vacinas disponíveis em nossas geladeiras e há a necessidade da população ficar imunizada e aproveitando a logística que já estava montada com os profissionais empenhados para desenvolver a ação", disse a coordenadora de Imunização, Humberta Azambuja.

Humberta explica que a vacinação continuará até o término das doses que podem ser encontradas em todas as unidade públicas de saúde do Município para pessoas a partir dos 6 meses de vida. "Vacinaremos gripe o ano inteiro e enquanto tivermos doses disponíveis e pessoas interessadas", finalizou a coordenadora.