Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Malhar no inverno ajuda a queimar mais calorias

Com as baixas temperaturas o metabolismo acelera para manter o corpo aquecido

Chegar à estação verão com o corpo malhado e sem nenhuma gordurinha é o que todos querem principalmente as mulheres. E esta é a melhor época do ano para tentar perder os quilos a mais. De acordo com a endocrinologista Juliana Granja, durante o inverno o corpo naturalmente queima mais caloria para produzir mais energia com o objetivo de elevar a temperatura do nosso organismo.

Embora para muitas pessoas isso seja apenas um mito, a especialista garante que a prática do exercício físico colabora ainda mais para acelerar o metabolismo e manter-se aquecido. “Malhar durante o inverno potencializa essa queima calórica, aumentando em até 30% da queima”.

Dessa maneira, pessoas que pretendem eliminar peso podem beneficiar-se com as mudanças fisiológicas do corpo geradas pelo frio, entretanto, tais resultados dependerão obviamente da quantidade e  da intensidade do exercício, e principalmente da alimentação, ressalta a endocrinologista. “Quem começar a malhar agora, pode chegar ao próximo verão com mais saúde, disposição e mais em forma que no verão passado”, brinca. 

ATIVIDADE FÍSICA

Com a chegada do inverno muitas pessoas sentem mais preguiça e tende a diminuir a frequência de atividade física, a dica neste caso é que os exercícios realizados ao ar livre sejam substituídos pela prática em academias.  A musculação pode estar associada à práticas de exercícios de dança, como a zumba, e atividades funcionais, que mesclam corrida com musculação.

No entanto, para os apaixonados por corrida de rua, podem continuar praticando a atividade, desde que em horários em que a radiação solar seja mais forte. A endocrinologista indica que o horário ideal seja entre as 15h e 17h.

Hidratar o corpo antes, durante e após a atividade física é primordial.  Além disso, apesar das baixas temperaturas nesta época  do ano, é aconselhável o uso de roupas mais leves para não atrapalhar o treino. “Para iniciar a atividade com o corpo mais ‘quente’ basta aquecer os músculos antes. Essa prática auxilia tanto para dar mais ânimo como para prevenir lesões”, orienta Juliana Granja.