Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Manual orienta quem gostaria de ser voluntário mas não sabe como

Cartilha contém dicas sobre voluntariado e até o mapa de localização das entidades

O Conselho da Comunidade de Três Lagoas (CCTL), em conjunto com o Poder Judiciário e a Promotoria de Justiça da Comarca de Três Lagoas, com o apoio do Instituto Internacional Paper (IIP), lançou o Manual do Voluntário.

A cartilha tem como objetivo principal despertar nas pessoas, que possuem “coração voluntário”, o princípio de que “ajudar faz bem, principalmente para quem ajuda”.

O Manual do Voluntário surgiu em uma das reuniões do Conselho da Comunidade, em que se discutiu “a necessidade de um projeto que fosse além de ajudar financeiramente alguma instituição”. Surgiu assim o projeto “Meu Coração é Voluntário” para incentivar as pessoas e a sociedade civil como um todo a fazer parte, de uma maneira ou de outra das 30 instituições que prestam serviços à comunidade.

“O caminho encontrado, dentre tantos discutidos, foi o de dar uma ferramenta para ligar as instituições e projetos que prestam algum tipo de trabalho social com possíveis voluntários”, porque muitas pessoas gostariam de ajudar, mas não sabem como e a quem, diz o manual.

Além das “10 dicas sobre voluntariado” e divulgação da Lei nº 9.608, de 18 de fevereiro de 1998, a Lei do Voluntário, o manual traz a localização de cada uma das 30 entidades, projetos e programas sociais relacionados.

De cada uma delas, o Manual do Voluntário apresenta a localização, incluindo mapa da Cidade, o trabalho desenvolvido, como ajudar e o número de pessoas atendidas pela entidade.