Veículos de Comunicação

Invasão

Jovens invadem escola e são presos após desordem em salas de aulas

Na delegacia os dois ainda tentaram intimidar o delegado dizendo "serem conhecedores de leis"

Dupla teria pulado muro de escola, invadido salas de aulas e provocado algazarras após mexer em materiais de alunos - Arquivo
Dupla teria pulado muro de escola, invadido salas de aulas e provocado algazarras após mexer em materiais de alunos - Arquivo

Dois jovens, de 19 anos, foram presos por suspeita de furto, desacato, perturbação do sossego e trabalho alheio e invasão de propriedade na segunda-feira (4) após a dupla invadir a Escola Estadual Fernando Correia da Costa, na rua João Carrato, bairro Bom Jesus da Lapa, em Três Lagoas.

Imagens das câmeras de segurança da escola revelaram o momento em que dois homens pulam o muro da unidade de ensino e causam  baderna aos alunos em salas de aulas. A dupla ainda mexeu nas bicicletas dos alunos que estavam trancadas. Após alguns minutos, os dois homens saiu sem levar nada.

Devido a dupla invadir a escola pulando o muro, sem passar pelo portão principal se identificando, a Polícia Militar foi chamada e a Força Tática compareceu no local abordando a dupla parada na avenida Antônio Trajano dos Santos, na escola estadual Jomap (Professor João Magiano Pinto). Com os dois suspeitos não foi encontrado nada de ilícito e ao serem questionados sobre a razão pela qual teriam pulado o muro do colégio igual criminosos, ao invés de entrarem pelo portão se identificando como todas as pessoas fazem para acessar o local, a dupla em tom de ironia teria respondido aos militares que teriam pulado o muro para “beber água”.

Em conversa com os responsáveis pela escola os policiais da Força Tática foram informados que a dupla não era alunos daquela escola, de posse das imagens de circuito interno o caso foi levado para à 1ª Delegacia de Polícia Civil.  Durante depoimento ao delegado de policia civil a dupla ironizou a situação e responderam que: “pulamos o muro porque tivemos vontade e pularíamos quantas vezes nós quiséssemos, por que! não é crime, não fizemos nada de errado e eu pulo até o muro da delegacia se duvidar”, já que um dos homens estaria trabalhando como pintor na reforma do prédio do Detran-MS que é no mesmo terreno da delegacia.

Ainda em tom irônico, um dos vândalos disse ao delegado na tentativa de intimida-lo; “Isso não vai ficar assim, tenho parente advogado e conhece das leis”, isso nas palavras do homem de 19 anos, que foi flagrado pulando o muro de uma escola. A dupla recebeu voz de prisão por perturbação, furto na forma tentada, violação de propriedade pública e privada e foram levados para a carceragem da delegacia.

Na lei, 2.848 de 7 de dezembro de 1940, no artigo 161, parágrafo 2º, considera crime (invadir com violência à pessoa ou grave ameaça, ou mediante concurso de mais de duas pessoas, terreno ou edifício alheio, para o fim de esbulho possessório. Nesses casos a lei prevê pena de um mês a seis meses de reclusão, mais multa.