Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Metodologia vivencial garante resultado do Empretec

Os participantes do Empretec aprendem na prática como solucionar problemas

Diferente de todo os cursos onde o foco é assistir e receber informações teóricas, o Empretec, curso oferecido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), usa uma metodologia diferenciada, onde o vivencial e comportamental são as chaves dos resultados. Em Três Lagoas o Empretec começou na segunda-feira (19), com a participação de 18 pessoas, e termina neste sábado (24).

O objetivo é desenvolver o comportamento empreendedor, além do potencial competitivo. Empresários, profissionais liberais e futuros empresários são estimulados à identificar e se familiarizar as características presentes nos empresários bem sucedidos. Por meio deste curso o participante consegue desenvolver planejamento empresarial, analisar e reduzir as chances de fracasso e aumentar o faturamento.

De acordo com o facilitador do programa Empretec, Marco Aurélio Boza, o empresário que participa do curso afasta significativamente o perigo de quebra do seu negócio. “Pesquisas apontam que após o curso os empresários aumentam o faturamento. Há um crescimento médio de 64% no faturamento em 71% das empresas”.

Boza explica que o resultado também depende muito do comprometimento do participante. “Aqui nós não trabalhamos a empresa, trabalhamos o empreendedor. A metodologia é vivida na prática. A mudança é uma porta que se abre de dentro para fora, somente quem passa pelo curso entende a importância”, destaca.

O Brasil é referência quando o assunto é Empretec. Marco Aurélio lembra que o curso é uma metodologia desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU). “Foi feita uma pesquisa junto a empresários de sucesso em 34 países. Os resultados foram compilados e transformados no Projeto. O que essas pessoas de sucesso tinham em comum era o comportamento. Eles apresentaram metas, disciplina, planejamento, comprometimento, entre outros. O que buscamos quando realizamos a seleção são pessoas com esse perfil”.

Boza enfatiza que a grande diferença do curso está em vivenciar e colocar em prática cada tema apresentado. “É um curso formatado. Em qualquer lugar do mundo a pessoa vivenciará as mesmas coisas. Por isso, fazemos sigilo sobre o que acontece. O que posso dizer é que o curso gera resultados reais e mensuráveis. Sabemos que seis dias não são suficientes para mudar o comportamento das pessoas, mas é o suficiente para exigir a prática contínua desse aprendizado. Geralmente os participantes prosseguem com o que foi vivenciado, porque durante o curso eles já vêem os resultado. No final, a pessoa sai encaminhada. Ela sabe quais são os próximos planos a serem desenvolvidos”