Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Município registra dois casos confirmados de Influenza A

Secretaria de Saúde aguarda o resultado de exames para saber se os casos foram de influenza A H1N1 ou H3N2

Nove casos notificados de Influenza A foram registrados neste ano em Três Lagoas. Desse total, dois foram confirmados como Influenza A não subtipado. Em um dos casos, a vítima, um idoso de 70 anos morreu nesta semana. O outro caso confirmado foi de um jovem que recebeu o tratamento e passa bem.

A Secretaria Municipal de Saúde aguarda o resultado de exames laboratoriais para saber se os casos foram de influenza A H1N1 ou H3N2.

De acordo com a secretária de Saúde , Maria Angelina Zuque, a rede pública de saúde está preparada para atender esses casos.  Destacou que, o número de doses de vacinas em Três Lagoas atende a demanda dos grupos prioritários.

A médica pediatra Ana Karina Barros Figueiredo explicou que existe uma diferença de síndrome gripal e resfriado. “Provavelmente, a maioria das pessoas nunca teve uma síndrome gripal, apenas resfriado comum, que é causado por vírus circulante, tratando apenas de coriza, tosse, mal estar, é um quadro mais brando. A síndrome gripal do influenza A e B, é de febre de início súbito, coriza, dor de garganta… Por isso, é mais comum as pessoas que estão no grupo de risco, terem uma síndrome gripal, pela imunidade não estar funcionando tão bem, e evoluir para a síndrome respiratória grave, que é o influenza A e B”, explicou.

A médica infectologista, Francielli Garcia, explica que hábitos simples de higienização evitam contrair esse tipo de vírus. “As primeiras medidas de prevenção são as de boas práticas, como higienizar sempre as mãos com álcool gel, evitar contatos próximos de pessoas que estão gripadas, ou doentes, além da vacinação para a prevenção”, destacou.