Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Município se prepara para receber Conferência Municipal de Segurança

O objetivo deste evento é discutir os principais problemas da Cidade, traçar metas e soluções

Representantes das instituições ligadas à Segurança Pública de Três Lagoas são capacitados nesta sexta-feira (17), por representantes da Conferência Estadual de Segurança Pública (Conseg). A capacitação, que acontece às 8 horas, na Câmara de Vereadores, visa qualificar os representantes para a 1ª Conferência Municipal, realizada em Três Lagoas no próximo mês.
De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Segurança, Maria Auxiliadora, a Rosa, a capacitação tem como objetivo preparar os representantes sobre os temas que serão debatidos no encontro e como proceder no decorrer da conferência. Para ela, o encontro se faz essencial para discutir a nova realidade três-lagoense.
“Estamos acompanhando essa explosão da Cidade que influencia diretamente na questão da segurança. Todos sentimos a necessidade de fazer algo. A violência está muito grande. Por isso, a decisão por trazer a Conferência para a Cidade foi unânime dentro do Conselho”, destacou.
Na data, as discussões girarão em torno de sete eixos. Entre eles, estão: trânsito, sistema penitenciário, prevenção social de crimes, repressão qualificada, valorização profissional e otimização do trabalho da polícia e outros.
“Temos o costume de culpar apenas as polícias [Militar e Civil] pelo aumento da criminalidade. Porém, nos esquecemos de que eles não têm estrutura suficiente para combater à violência, principalmente a nossa Polícia Civil. O objetivo deste evento é discutir os principais problemas da Cidade, traçar metas e soluções e apresentá-las na Conferência Estadual”.
Rosa explica que a participação da Conferência Estadual é indispensável para buscar ajuda à segurança pública do Município. “A nossa expectativa é que, após o encontro estadual, alguma medida seja tomada; já que não foram poucos os ofícios encaminhados alertando sobre a nossa situação”.
O mais recente documento, destinado ao poder público municipal e estadual, foi referente à situação do sistema penitenciário. Em nenhum deles, segundo Rosa, houve resposta. “Ainda estamos aguardando”.
A Conferência Municipal de Segurança Pública será realizada no dia 16, também na Câmara de Vereadores, e deverá reunir em torno de 40 pessoas. Entre eles, representantes do Corpo de Bombeiros, SAMU, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Civil e outros. A Conseg Estadual está prevista para os meses de junho ou julho. Logo após, serão escolhidos delegados que representarão Mato Grosso do Sul na Conferência Nacional.
Segundo a presidente do Conselho, Três Lagoas será o primeiro município a realizar o encontro municipal, no entanto, as conferências serão estendidas a todas as cidades do Estado. A Conseg é realizada por meio de uma parceria entre Secretaria Especial da Juventude, Esporte e Lazer (Sejusp) e Ministério da Justiça. (R.P)