Veículos de Comunicação

Novembro Azul

Mutirão quer homens de volta às unidades de saúde

Visa resgatar público que durante a pandemia deixou de ir ao médico

câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma - Arquivo JP/News
câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma - Arquivo JP/News

ANovembro Azul quer colocar os homens para dentro dos consultórios médicos e retomar a frequência de realização dos exames preventivos. É que com a pandemia da Covid-19, segundo o médico urologista, Tarso Nascimbem Ferraz, os moradores de Três Lagoas desapareceram das unidades de saúde. “Em 2020, registramos uma queda de 33% nas consultas médicas no SUS (Sistema Único de Saúde)”. Segundo o especialista, o país registrou redução de 20% nos diagnósticos de câncer de próstata no ano passado e, a meta da campanha em 2021 é resgatar os homens. “Para este ano, a estimativa era realizar 65 mil diagnósticos da doença, no entanto, até agosto, foram feitos 20 mil diagnósticos.

Precisamos encontrar esse público e fazer os exames neles”, acrescenta o urologista.

Por isso, um mutirão está sendo realizado neste mês de novembro nas unidades de saúde. Neste sábado (20), os postos USF Maristela e Interlagos estarão abertos para atendimento exclusivo à saúde dos homens, até às 12h. Na segunda-feira (22), as ações serão na unidade de saúde do Santa Luzia até às 19h.

De acordo com Ferraz, quanto mais cedo se descobre o câncer, mais chances de cura o paciente tem. “O que muitos não sabem é que o tratamento do câncer de próstata pode causar a impotência sexual. No entanto, se iniciado precocemente isso pode ser evitado”, conclui o especialista.