Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Natal de Três Lagoas terá megashow cultural

Cidade é a primeira no Estado a conferir o espetáculo que mescla teatro, dança e música

Um encontro mágico de crianças, adolescentes, adultos e idosos com a arte acontecerá em Três Lagoas no começo de dezembro. Um show de luzes, pirofagia, dança, teatro, música e cultura tomará conta da Cidade, a avenida Antônio Trajano será palco de um dos maiores espetáculos de Natal do Brasil.
 
A Companhia Teatro de Tábuas vem mais uma vez contagiar os treslagoenses que serão os primeiros no Estado a conferir a peça “A Casa da Riqueza”.

A informação em primeira mão foi dada ontem (3), enquanto a equipe de reportagem do Jornal do Povo conversava com diretora de Cultura, Vickie Vituri, sobre os preparativos e agenda de natal. A data ainda não foi confirmada. “A trupe tem uma agenda cheia, está em Pernambuco, vai passar pela Bahia e Mato Grosso e depois vem a Três Lagoas. Nós sabemos que será no começo de dezembro, estamos esperando por uma resposta da companhia, mas só de ter confirmada a informação já vale muito”, ressaltou.

A ligação recebida pela diretora fez toda a diferença na manhã de ontem, quando a Companhia confirmou a vida a cidade. A apresentação do Auto de Natal – “A casa da Riqueza” terá encenação gratuita e aberta a toda comunidade. O espetáculo é fruto de uma parceira da Prefeitura Municipal, Liccei Assessoria e Marketing e Metalfrio (empresa responsável pelo espetáculo viabilizado pela Lei Rouanet).

Vickie enfatiza que pela primeira vez a população terá acesso a um espetáculo de alto nível. “Será imperdível. No Brasil é raro existir espetáculos assim. A companhia percorre várias cidades levando teatro e cultura a todos os cantos. É uma casa de sonhos projetada para um Brasil real”,  destaca.

Em meio a sonhos, figurino, cenografia e iluminação se completam
à estrutura.  O palco central mede oito metros, possui grandes cenários, 45 mil watts de potência de luz e 15 mil watts de som, tudo isso adaptado a numa carreta palco de 14,5 metros. O elenco é formado por atores profissionais e membros da comunidade de Nova Aparecida, em Campinas, que passaram pelo curso nas oficinas de teatro da companhia.

O presente de Natal confirmado ontem pela diretora é resultado de um longo período de articulações. Vickie explica que desde o começo do segundo semestre as conversas vem acontecendo. “Nem Campo Grande recebeu esse espetáculo. Os contatos e as conquistas andam a passos lentos. Quando nos referimos à cultura no país a lentidão é a realidade. As pessoas terão acesso a algo único. É um presente maravilhoso. Infelizmente no Brasil, tudo que se refere à cultura não é prioridade e os processos são morosos. Agora é só aproveitar”.

SINOPSE

Dois irmãos, um tanto atrapalhados, percorrem longos caminhos em busca de riqueza. Por vales, montanhas e outras terras desconhecidas e misteriosas deparam-se com situações, lugares e pessoas muito diferentes. Muitos segredos e surpresas os esperam. O espetáculo, contado com teatro, dança, música e circo, traz ainda uma estrutura que possibilita que a história seja contada de maneira lúdica e cheia de efeitos especiais.

TEATRO DE TÁBUAS

Fundado em 1999, o Teatro de Tábuas é uma organização não-governamental (ONG), fundada em São João da Boa Vista e que há três anos tem sua sede instalada em Campinas. Durante os anos de história, desenvolveu centenas de espetáculos teatrais e musicais. Atualmente, além dos espetáculos, realiza mostras de artes plásticas e vídeos, oficinas, palestras, cursos e capacitações, projetos voltados aos mais diversos segmentos da cultura e educação em diferentes cantos do país.

Entre as iniciativas pioneiras que levam ao público a arte e a educação, destacam-se o projeto de Gestão Cultural, que realiza formação de público, congressos pedagógicos e oficinas culturais em parceria com prefeituras em diversas cidades. Há também o circuito Estradafora, a maior estrutura teatral itinerante do Brasil, que viaja por dezenas de cidades com espetáculos teatrais, oficinas e palestras. Estradafora esteve na Cidade me março deste ano.