Veículos de Comunicação

Saúde

Nove mil crianças voltam às aulas sem a vacina contra Covid-19

A duas semanas do início do ano letivo, mais de 71% dos alunos não estão vacinados.

A duas semanas do início do ano letivo, mais de 71% dos alunos não estão vacinados. - Arquivo/RCN67
A duas semanas do início do ano letivo, mais de 71% dos alunos não estão vacinados. - Arquivo/RCN67

Aduas semanas do início do ano letivo, 9.052 crianças não foram ainda vacinadas com a primeira dose contra a Covid-19. O número indica que apenas 29% de crianças entre 5 e 11 anos foram vacinadas desde o início da campanha, em 15 de janeiro deste ano.

O índice preocupa as autoridades em Três Lagoas. Segundo a coordenadora do Setor de Imunização, Humberta Azambuja, com o retorno das aulas e com a oferta dos imunizantes, o ideal seria um cenário com mais crianças vacinadas. “A gente acredita que muitos pais estão com receio por se tratar de uma vacina nova e ainda aguardam por mais adesão. 

Mas essa expectativa é uma pena, porque estamos perdendo tempo para proteger essa criança. Afinal, quanto mais cedo ela toma a primeira dose, mais rapidamente ela recebe a segunda e fica efetivamente imunizada, sendo que a nossa preocupação é o retorno presencial das aulas. Quem chega com a vacina em dia, já é uma tranquilidade a mais”.

As aulas nas redes municipal e estadual retornam no dia 3 de março. Estima-se que são 12.867 crianças na faixa etária entre 5 e 11 anos. A rede municipal atende 16 mil crianças de zero a 8 anos. 

VACINAS

Para este grupo, as vacinas ofertadas são a Coronavac e a Pfizer Pediátrica. Em Três Lagoas, das 3.815 crianças já estão vacinadas, 3.660 delas receberam da marca Pfizer e 155 Coronavac.
As vacinas sestão sendo aplicadas na Clínica da Criança. Para receber a dose de vacina, a criança deve estar acompanhada do pai ou responsável legal.