Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Novo semiaberto de Três Lagoas: 60% da obra já está concluída

O novo prédio da unidade de regime semiaberto e aberto, cuja construção foi iniciada em fevereiro deste ano, é localizado na Vila dos Ferroviários

Um novo estabelecimento penal de regimes semiaberto e aberto masculino está sendo construído na cidade de Três Lagoas. O prédio terá uma área de aproximadamente 1,6 mil m² e capacidade para abrigar 237 internos. Segundo a engenheira Vilma Lara Aned, da empresa Engetrês, responsável pela construção, 60% da obra já foi realizada, devendo ser concluída no segundo semestre deste ano.
 
O novo prédio da unidade de regime semiaberto e aberto, cuja construção foi iniciada em fevereiro deste ano, é localizado na Vila dos Ferroviários, região sudeste da cidade. O empreendimento está orçado em mais de R$ 1,7 milhão, e é apenas uma das obras que o governo do Estado e a Sejusp (Secretaria de Estado, Justiça e Segurança Pública) estão realizando para o Sistema Penitenciário.
 
O estabelecimento penal abrangerá, além dos alojamentos dos internos, setor educacional, galpão de trabalho, área de serviço, capela, enfermaria, cozinha, refeitório e setor administrativo. Um pelotão da Polícia Militar, com área de 85,05 m², também está sendo construído ao lado do estabelecimento penal, fazendo parte do total geral da obra.
 
Para o diretor-presidente da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), Deusdete Oliveira, além proporcionar maior dignidade ao cumprimento da pena nos regimes semiaberto e aberto, o novo estabelecimento penal deverá refletir positivamente também para o sistema fechado, pois a estrutura que está sendo construída possibilitará que o judiciário aplique mais penas alternativas e desafogue o presídio de regime fechado de Três Lagoas, onde, atualmente, mais de 50% dos internos são presos provisórios.
 
Uma comissão de servidores da Agepen está responsável por realizar estudos e elaborar propostas para operacionalização da nova unidade penal.

A Comissão é presidida pelo atual diretor do estabelecimento penal de regime semiaberto de Três Lagoas, Walter Luiz de Medeiros Júnior, e deverá apresentar estudos e propostas relacionados à instalação de equipamentos de segurança, câmeras, informática e biometria, móveis e utensílios. Também será responsável pelo Regimento Disciplinar, com a respectiva rotina diária.
 
O diretor Medeiros ressalta que com a nova estrutura será possível buscar parcerias com empresas para ocupação da mão-de-obra dos internos. “Além da educação formal, queremos proporcionar trabalho e qualificação profissional aos reeducandos”, garante. “A nossa idéia  também é que isso se dê de forma continuada, ou seja, as empresas que se instalarem no semiaberto também se comprometam a dar oportunidade aos que conquistarem a liberdade”, completa.

De acordo com o diretor, a Prefeitura Municipal de Três Lagoas, que doou o terreno para a construção do novo semiaberto, já se prontificou em ajudar na concretização dos projetos.
 
Atualmente, o Estabelecimento Penal de Regime Semiaberto e Assistência aos Albergados de Três Lagoas funciona em um prédio alugado.