Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Núcleo de Documentação Histórica da UFMS lança novo portal

Para comemorar UFMS lança concurso para eleger uma nova marca

Para celebrar o lançamento do novo portal do Núcleo de Documentação Histórica Honório de Souza Carneiro, do Campus de Três Lagoas, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, a instituição está promovendo concurso para eleger uma nova marca.

Podem participar do concurso, toda comunidade, basta enviar a arte até o dia 13 de fevereiro, pessoalmente ou por email (ndh.cptl@ufms.br), depois de enviada a arte, a inscrição será confirmada em resposta pelo mesmo endereço.

O acervo do Núcleo de Documentação Histórica vem sendo constituído, em sua maior parte, por documentação proveniente de doações de empresas estatais, de movimentos sociais e particulares. Em mais de 30 anos de existência o Núcleo acumulou uma diversidade expressiva de fontes para a história local e regional, em diferentes suportes tais como documentação escrita, sonora, audiovisual, iconográfica e hemeroteca.

Entre os documentos de maior relevância estão os da ferrovia NOB e do Instituto Administrativo Jesus Bom Pastor. O portal também guarda informações dos barrageiros, prefeitura municipal de Três Lagoas, arquivo fotográfico, arquivo pessoal (derivados de doações particulares), comissão pastoral da terra, Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias de Bauru e Mato Grosso do Sul, Partido dos Trabalhadores, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Corpo Docente de História e
arquivo da palavra (entrevistas).

A primeira página do Núcleo de Documentação Histórica da UFMS/CPTL está no ar desde 2008, e a atual (www.ndh.ufms.br) foi lançada dia 15 de dezembro.

O novo site apresenta como principais novidades: descrição de grupos documentais que ainda não estavam disponíveis, contendo fotografias de Três Lagoas, coleção de fotografias do período das administrações do prefeito João Dantas Filgueiras (década de 1960), além do grupo documental João Carlos Oliveri (Instituto Administrativo Jesus Bom Pastor) com fontes dos movimentos sociais ligados à Igreja Católica nas décadas de 1960 a 1990.

NOVA MARCA

O concurso que elegerá a marca do núcleo é aberto a toda comunidade, e tem como único critério de avaliação utilizar os traços da ponte ferroviária Francisco de Sá para criação da logotipo.

Para escolher a nova marca um grupo de professores e alunos do curso de História do CPTL/UFMS fará a seleção da marca entre as propostas enviadas.

Segundo o professor da UFMS/CPTL e Coordenador do Núcleo de Documentação Histórica Honório de Souza Carneiro, Vitor Wagner Neto de Oliveira, em um concurso como este não cabe estabelecer critérios rígidos, pois o que vale é a criatividade do proponente. Cabe ao interessado entrar na página do Núcleo de Documentação, conhecer um pouco da história da Instituição e mesmo da ponte Francisco de Sá, para poder criar o logotipo.