Veículos de Comunicação

Educação

O hábito da leitura inicia com o costume de possuir um livro, diz bibliotecária

Feira do Livro visa incentivar a leitura infantil e familiar

Promover o hábito da leitura na população três-lagoense é o objetivo da 10ª Feira do Livro, que teve início no último dia 3. Com a comercialização de livros infantis, juvenis e adultos, a Feira visa fomentar o hábito de possuir, desde a infância, um livro. “Seja ele somente para colorir e estimular o lúdico nesta criança que ainda não sabe ler. Seja com a leitura de livros com poucas páginas para que se crie um hábito diário”, comentou a responsável pela Biblioteca Municipal “Rosário Congro”, Fabiana Gomes.

Para a bibliotecária a leitura deve fazer parte da rotina familiar, por isso a Feira oferece opções de leitura para todas as idades e todos os bolsos. “Como o intuito da Feira é incentivar que as pessoas leiam mais, é comercializado aqui livros a partir de R$ 1”.

A pequena Diovana Soares, de 6 anos, ainda não sabe ler, mas levou dinheiro e pôde comprar dois livros. “Um é para mim e o outro é para minha irmã. Minha mãe é quem vai ler para nós”, conta sorridente.

Layure Ferreira tem apenas 13 anos e garante que lê ao menos dois livros por mês. “Aprendi a ler e a gostar disso. A Feira oferece uma variedade enorme de livros e com preços bastante acessíveis, o que é ótimo”, conta.

AÇÕES

O calendário de atividades que compõem a décima edição da Feira Livre inclui contações de histórias, oficinas de arte, exibição de filmes e apresentações musicais. Somente na manhã desta terça-feira, 10, aproximadamente 120 crianças foram à Biblioteca. Em média, 250 pessoas circulam pela Feira diariamente. “Duas escolas agendam visita no período da manhã e outras duas à tarde. Além disso, há o público espontâneo, entre curiosos e amantes da leitura”, finaliza Gomes.