Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Obra parada de reservatório será retomada pela Sanesul

Projeto com recursos da Funasa começou em setembro de 2007

As obras de construção do reservatório aterrado do Sistema Santa Luzia, de abastecimento de água da Sanesul, recomeçam na terça-feira (13). O novo reservatório começou a ser construído, ao lado de um outro já existente, no alto do bairro Santa Luzia, na Estrada da Boiadeira, também chamada de Estrada do Córrego do Pinto, que dá acesso à MS-320, também conhecida como Estrada do Alto Sucuriu. A obra iniciou em setembro de 2007, mas acabou paralisada no final do mesmo ano.
A assinatura para a retomada da obra e renovação do convênio, entre a Fundação Nacional da Saúde (Funasa), a Sanesul e a empreiteira Engecon Engenharia e Comércio Ltda., aconteceu ontem (7), em Campo Grande.
A obra será retomada sem qualquer aditivo no investimento inicial que era de R$ 529.968,39, segundo consta no convênio de número 862/2006.
Licitada em abril de 2006, a obra começou em setembro de 2007 e o prazo para o término da construção era de noventa dias. Segundo os diretores da Engecon, na época, a obra deveria ser entregue em janeiro de 2008, mas isso não ocorreu.
Dois motivos levaram a empreiteira a parar as obras: um deles foi a falta de medição dos serviços executados, o correspondente a quase 80% do projeto previsto. Restam ainda as obras da laje que irá tampar o reservatório e os serviços de instalação das adutoras e registros, interligando o antigo reservatório ao novo.
Na época, a Funasa alegou falta de entrega de documentos, por parte da Sanesul. Este seria o motivo que teria levado a Funasa a não efetuar a medição dos serviços já executados e o bloqueio do pagamento à empresa construtora. Os documentos, entre eles, a escritura de cessão de área da Prefeitura Mato chegou a tomar conta do local da obra do reservatório que vai abastecer a população do bairro Santa Luzia e região
Apesar dos trabalhos terem sido suspensos deste o final de 2007, máquina continuou no local durante todo este período Cerca de 80% dos trabalhos já foram concluídos. Obra foi orçada em R$ 529 mil Municipal à Sanesul, foram entregues à Funasa, na última semana de setembro

Confira a matéria completa em nosso jornal impresso.