Veículos de Comunicação

Investigação

Operação mira quadrilha que causou prejuízo milionário a produtores rurais em MS

Operação "Lagarta Elasmo" cumpriu mandados em Dourados, Maracaju e Assis (SP) para desarticular esquema 'movimentado' de venda de produtos furtados

Alguns dos produtos apreendidos na operação - Foto: Divulgação/PC
Alguns dos produtos apreendidos na operação - Foto: Divulgação/PC

A Polícia Civil deflagrou na manhã desta segunda-feira (26), a “Operação Lagarta Elasmo” para desarticular uma rede criminosa que vinha causando prejuízo a produtores rurais em duas cidades na região sul de Mato Grosso do Sul. Segundo as investigações, os policiais descobriram um esquema ‘movimentado’ de venda de produtos furtados que eram adquiridos por meios criminosos e reinseridos no mercado formal pela organização criminosa.

A operação cumpriu 12 mandados de busca e apreensão, sendo dois em Dourados, um em Maracaju, um em Ipezal, que é distrito de Ivinhema, e oito na cidade de Assis (SP). O objetivo da força tarefa é reunir provas da atividade da rede criminosa, além de colaborar com a identificação dos destinatários finais dos produtos subtraídos.

A força tarefa envolveu a Delegacia de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron), Delegacia Especializada de Combate a Crimes Rurais e Abigeato (Deleagro), Setor de Investigação Geral de Dourados e Ivinhema, 2ª Delegacia de Polícia de Dourados, Delegacia Especializada de Repressão a Roubo a Banco e Resgate a Assaltos e Sequestros (Garras) e a Delegacia de Investigações Gerais do município de Assis (SP).

Durante a manhã de hoje, a força tarefa realizou busca para localização de eletrônicos, documentos, e para a tentativa de recuperação de itens furtados que estivessem na posse dos indivíduos identificados como os mais ativos negociadores deste mercado.

Até agora, já foram identificados outros alvos, cumpridos mandados de busca e prisão em Maracaju e Orlândia (SP), além de já ter sido realizada a prisão preventiva de um suspeito em outra ocasião. A Defron também já recuperou antenas GPS em fevereiro de 2022.

Operação Lagarta Elasmo
 

O nome da Operação faz alusão a uma praga agrícola que pode causar consideráveis perdas de produtividade nas safras.