Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Orgulho de suas bananas nanicas

No Jardim Bela Vista, na Rua Manoel Ferreira, 1.567, José Sebastião Ribeiro, 69 anos, conhecido como Zelão das Árvores, exibe com um orgulho uma bananeira com quatro cachos “fartos” de banana nanica, em dos seus imóveis alugados. Segundo ele, esse ano a produção foi boa. O comum é que no máximo cada cacho produza em média 180 bananas. Desta vez, ele calcula que cada um tenha mais de 200 bananas (ficou com preguiça de contar).
Zelão é daquelas figuras de Três Lagoas que sempre deu duro para sustentar sua família. De grão em grão foi fazendo seu patrimônio.
Hoje ele possui cinco imóveis alugados – sua principal renda familiar – além de viver da venda de leite, galinha caipira carne de porco e de carneiro.
Mora numa casa simples.
O detalhe é que nas casas construídas em seus terrenos, aproveitando os buraco de onde foram retiradas terras para base dos imóveis,ele plantou bananeiras. Além disso, em cada imóvel, fogão de lenha também foi peça fundamental edificada.
O que os dois têm em comum?
– “Tudo, pois o melhor adubo para banana é a cinza do fogão”, afirma Zelão das Árvores, que também poderia ser apelidado de “Zelão das Bananas”.