Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Paciente internado com dengue hemorrágica necessita de plaquetas

Doações devem ser feitas no hemonúcleo que funciona apenas no período da manhã

O funcionário público Arnaldo Kock Ramires está internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Cassems de Três Lagoas com dengue hemorrágica e necessita de doação de plaquetas de sangue.

Familiares de Arnaldo disseram que ele foi internado na terça-feira (18) e que sofreu uma hemorragia nesta quinta-feira (20).

As doações devem ser feitas no Hemonúcleo de Três LAgoas, no período das 7h às 12h, de segunda a sexta-feira. A unidade funciona na rua Manoel Rodrigues Artez, 520, bairro Colinos.

O hemonúcleo enviou ao hospital 14 bolsas com plaquetas e mais dez serão disponibilizadas até esta sexta-feira.

A coordenadora do hemonúcleo, Karine Barros, disse que em casos de dengue hemorrágica se utiliza muitas plaquetas. Por isso, segundo ela, é importante manter estoque elevado.

Diferente da bolsa de sangue, que tem prazo de validade de 30 dias, as plaquetas têm duração de apenas cinco.

O QUE É

Uma plaqueta sanguínea ou trombócito é uma componente do sangue cuja função, junto com os fatores de coagulação, é a de parar sangramentos aglomerando-se e formando coágulos em lesões nos vasos sanguíneos. Plaquetas não têm núcleos: são fragmentos de citoplasma derivados de Megacariócitos da medula óssea, que entram em circulação.

Plaquetas são somente encontradas em mamíferos, sendo que em outros animais, como aves ou anfíbios, trombócitos circulam como células mononucleadas intactaste.

Uma pessoa normal tem entre 150.000 e 450.000 plaquetas por milímetro cúbico de sangue. Sua diminuição ou disfunção pode levar a sangramentos, assim como seu aumento pode aumentar o risco de trombose.