Veículos de Comunicação

Dengue

Para conter surto, prefeitura realiza mutirão em dois bairros de Três Lagoas

As equipes de agentes de endemias do município visitaram diversos locais que venham ser criadouros do mosquito transmissor

As equipes de agentes de endemias do município visitaram diversos locais que venham ser criadouros do mosquito transmissor - Divulgação
As equipes de agentes de endemias do município visitaram diversos locais que venham ser criadouros do mosquito transmissor - Divulgação

Na ação foram eliminados 46 focos de proliferação e recolheram mais de 180 sacos de lixo. O mutirão da dengue aconteceu nesta semana em dois bairros, Interlagos e Vila Piloto, em Três Lagoas. Essa medida foi tomada pelo  Setor de Controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde para conter o surto de dengue no município.

As equipes de agentes de endemias do Município visitaram residências e comércios das microáreas vistoriando nos quintais e orientando os moradores para colaborar com a eliminação de possíveis locais que venham a ser criadouros do mosquito transmissor da Dengue.

INTERLAGOS

 Foram inspecionados  948 imóveis no Interlagos , entre casas, comércios, órgãos públicos, igrejas e terrenos baldios. Segundo informações da supervisora de área, Elza Ribeiro, foram encontrados e eliminados 22 focos do mosquito Aedes Aegypti. Apenas 342 imóveis não foram inspecionados por estarem fechadas ou de difícil acesso, sendo casas fechadas de imobiliária e abandonadas. Ainda, foram recolhidos mais de 100 sacos de lixo com criadouros. 

O Interlagos é o bairro que apresenta o maior número de casos notificados prováveis de dengue, sendo a segunda visita realizada neste ano de 2021 e o primeiro bairro a receber o trabalho de UBV pesado (fumacê), com o intuito de cortar a cadeia de transmissão da doença.

VILA PILOTO

 A ação abrangeu 861 imoveis, sendo  identificados e eliminados 26 focos. Imóveis fechados e abandonados somam 330, que podem ser inspecionados posteriormente. Foram 80 sacos de lixo recolhidos com materiais e resíduos que possam acumular água e ser criadouro do mosquito. Nesta área 41 agentes de endemias trabalharam no Mutirão, além de também estar recebendo a borrifação do fumacê.

 Em ambos os bairros, os agentes também reduziram o risco de proliferação do Aedes Aegypti esvaziando e aplicando tratamento em caixas d’água em quintais, recipientes plásticos, vasos, ralos, tambores e outros.