Veículos de Comunicação

Pandemia

Para enfrentar nova onda, Governo distribui 80 mil testes de covid

Secretário de Saúde destaca presença da variante Ômicron no Estado

Imagem ilustrativa do vírus - Getty Images
Imagem ilustrativa do vírus - Getty Images

Para enfrentar a nova onda de covid-19, o Governo do Estado iniciou neste domingo (9) a distribuição de 80 mil testes rápidos aos municípios. Com o aumento da testagem, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) espera conseguir promover o isolamento dos positivados e barrar a cadeia de transmissão.

Segundo o secretário Geraldo Resende, o esforço desta vez é diferente do que já se viveu antes, porque o Estado vive uma epidemia de gripe, com a alta circulação da cepa H3N2, que no último boletim epidemiológico causou mais duas mortes elevando o total para 12 vítimas.

“Nós estamos tendo aumento da covid e uma epidemia da influenza, por isso, nosso esforço é redobrado. Estamos encaminhando mais testes do que mandávamos antes. 80 mil testes distribuídos desde ontem (domingo)”, explica.

Secretario Geraldo Resende conversou com a imprensa antes de entrar em reunião

Os kits são enviados levando em conta a proporcionalidade da população. Na lista das três  cidades que tiveram mais contaminação pela doença estão: Campo grande (141.885), Bonito (3.345 ) e Maracaju (6.565). 

Resende também revela parceria com a Cassems para aumentar locais de testagem em todo Estado. Ele ressalta a importância da vacinação. “Se você ainda não se vacinou, procure uma unidade de saúde. Se vacinar é de extrema importância para impedir que a pandemia volte a pressionar de forme intensa a rede hospitalar do Estado. A participação da população é fundamental”, acrescenta.

Ômicron dominante em MS

Ainda de acordo com o secretário, mesmo sem a confirmação laboratorial, o Governo acredita que a variante ômicron já é dominante em MS. “Estamos esperando o sequenciamento lá do Instituto Adolfo Lutz.

“Vamos reabrir os drives de testagem em Corumbá, Dourados e Três Lagoas. Aqui na Capital estamos procurando novo local em parceria com a Cassems”, completa.