Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Patrulha Florestinha comemora dia da árvore

Alunos plantaram árvores, construíram jardim e montaram um teatro durante a semana festiva

A semana de comemoração ao dia da árvore e a chegada da primavera foi especial para as crianças do Programa Patrulha Florestinha. Na segunda-feira (21), dia da árvore, os alunos receberam a visita do secretário de Meio Ambiente, Cristovam Lages Canela, e juntos plantaram oito mudas de Ipê na sede da Polícia Militar Ambiental.

Além do plantio, as crianças também participaram da construção de um jardim com plantas cedidas pelo Viveiro Municipal de Mudas, dentre elas icsórias e folhagens, que serão cultivadas em pneus inservíveis, mostrando também a consciência ecológica através da reutilização de materiais que poluem o meio ambiente, principalmente os pneus que servem de criadouro para o mosquito Aeds Aegypti, transmissor da dengue.

Para encerrar as comemorações, as crianças se reuniram na tarde da quinta-feira (24) e apresentaram a peça de teatro “Diálogo das Árvores”, com a participação de aproximadamente 15 crianças, orientadas pelas professoras Adriana, Fernanda e Roseane. Na oportunidade também foram apresentadas várias fotos produzidas em estúdio, pelas próprias professoras, com o intuito de mostrar a beleza e trabalhar com a autoestima das meninas que participam do Programa.

Celebrando a chegada da primavera, as alunas ainda desfilaram representando as flores e suas cores: “quando presenteamos alguém com flores, enviamos uma mensagem de carinho e consideração a esta pessoa. É muito bom ter flores em casa, no ambiente de trabalho, escolar, porque elas trazem felicidade ao nosso dia além da beleza que proporcionam”, destacou a coordenadora do Programa Patrulha Florestinha, Selma Regina de Oliveira.

Ainda de acordo com a coordenadora, atividades como esta despertam nas crianças um novo olhar para a natureza. “Aos poucos as crianças vão descobrir que no jardim que elas mesmas construíram existe vida. Vão notar a presença de beija-flor, borboletas e insetos”, finalizou Selma.