Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Patrulha Florestinha encerra Colônia de Férias

Com o tema ?Mundo Mágico do Folclore?, as crianças apresentaram personagens, lendas e danças do folclore brasileiro

O Projeto Patrulha Florestinha encerrou na manhã desta sexta-feira (24) a Colônia de Férias e o 1º Show de Talentos “O Bicho Vai Pegar”. O evento foi realizado em sua sede própria na Polícia Militar Ambiental (PMA), que recebeu aproximadamente 90 crianças durante os 15 dias de atividades.

Segundo a coordenadora do Patrulha Florestinha, Selma Regina de Oliveira, durante a primeira semana os professores trabalharam atividades sobre a cultura afro-brasileira e folclore. Para aprender um pouco mais sobre as lendas e contos, os alunos conversaram com pessoas da terceira idade, que falaram sobre o tempo em que eram crianças e suas histórias de vida.

“Quero agradecer a presença dos avozinhos que tiveram um papel fundamental para trabalhar o folclore com as nossas crianças. A presença de vocês foi muito rica”, ressaltou Selma, dirigindo-se aos idosos que participaram da colônia com os alunos.

O Projeto “Florestinha preservando a cultura do Folclore Brasileiro” ainda trabalhou com as crianças oficinas de bordados, pintura, danças, lendas e músicas. A professora de Educação Física e capoeira, Juliana Araújo, também apresentou às crianças a história da capoeira e os elementos que fazem parte desta tradição: puxada de rede, pandeiro, atabaque, agogô, reco-reco, berimbau e maculelê.

Os professores do Projeto desenvolveram atividades sobre as lendas e contos brasileiros como: Vitória Régia; Curupira; Mula sem Cabeça; Lobisomem; Yara; Bumba Meu Boi; Boitatá; Saci Pererê e Camisa de Couro.

Além das atividades relacionadas ao folclore brasileiro, os alunos também participaram de gincanas, futebol, artesanato, jogos, pipas, passeio ao cinema, entre outras recreações.

Show de Talentos

Para encerrar a Colônia de Férias, os alunos se dedicaram aos ensaios na companhia dos professores, e apresentaram nesta sexta-feira o 1º Show de Talentos “O Bicho Vai Pegar”, com a encenação da lenda da mandioca, personagens do folclore brasileiro, o Maculelê e a puxada de rede. “Aproveitem a infância de vocês, pois é o tempo de brincar. O nosso intuito é tentar resgatar esta cultura que está sendo esquecida”, finalizou a coordenadora do Projeto.

A Colônia de Férias é uma iniciativa da Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Trabalho por meio dos programas sociais AABB Comunidade, SOS Criança, Renascer PETI, Patrulha Florestinha e Pelotão Mirim.