Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Perícia de Três Lagoas recebe sete reforços

Com a incorporação dos novos peritos a Perícia Oficial passará a contar com 10 profissionais

Dois peritos criminais e um médico legista – esse era o quadro da Perícia oficial de Três Lagoas até a semana passada. O cenário mudou com o recebimento de quatro novos peritos criminais e três médicos legistas para reforçar o trabalho da justiça no município.

A apresentação oficial dos novos funcionários aconteceu na manhã desta quarta-feira (21) no corredor da Unidade Regional de Perícias e Identificação de Três Lagoas (URPI-TL), instalada no prédio da Delegacia Regional de Polícia Civil.

Foram incorporados profissionais das mais diversas graduações, desde engenheiro civil até farmacêutico bioquímico. Os novos peritos criminais são: a engenheira ambiental Sônia Cristina Tiviroli, 26 anos; a bióloga Adriana Gazoli Resende, 38 anos; o farmacêutico bioquímico Raphael Cotrelli, 25 anos e o engenheiro civil Francisco Orlando Franco, 44 anos. Os novos médicos legistas são: o urologista Márcio Rafael Tybiriçá, 35 anos; a clínica geral e médica do trabalho Francelly Bites, 28 anos e o patologista Márcio Ventura Ribeiro, 32 anos. A apresentação foi realizada pela Diretora do Departamento do Interior da Coordenadoria Geral de Perícias, Maria Edna Tomassini Pleltin.

Hoje a Perícia oficial que atende a região incluindo Brasilândia, Selvíria, Água Clara e Santa Rita do Pardo pode contar com um quadro de 10 profissionais que antes se resumia em apenas três. A Perícia local é comandada pelo representante regional da URPI-TL, Milton César Fúrio, que fez questão de ressaltar que o reforço vai traçar um novo período de trabalho na região. “Podemos comparar um novo momento da Perícia local antes e depois da incorporação dos novos profissionais. Agora desafogaremos muitos laudos que estavam parados pela falta de recursos humanos”, destacou.

Maria Edna afirmou que essa incorporação foi um momento histórico na área pericial no município e no Estado. “Nunca recebemos mais de um perito em um município e essa necessidade de reforço não é de hoje. Podemos considerar que esse é mais um avanço considerável na Perícia Oficial”, ressaltou afirmando que um outro avanço ocorreu há três anos atrás, quando a Perícia foi desvinculada da Polícia Civil e passou a ser uma entidade subordinada à Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). “Hoje podemos dizer que a Perícia existe no interior, antes isso não era possível com um quadro de profissionais caótico com pessoas altamente sobrecarregadas”, finalizou a diretora.

NOVO PRÉDIO

Três Lagoas está prestes a receber uma sede própria da URPI que atualmente funciona em duas salas na Delegacia Regional. A nova unidade está com planta e recursos aprovados aguardando apenas o processo de licitação. Maria Edna Tomassini Pleltin afirmou que as obras estão previstas para iniciarem em fevereiro do próximo ano e ser entregue em agosto. “O processo foi iniciado em dezembro de 2007 e agora só falta entrar em licitação”, disse Maria Edna.

Segundo Fúrio o novo prédio contará com uma estrutura moderna visando atender a população de maneira eficiente. A unidade será construída no quarteirão que se localiza da Delegacia Regional ao lado do Instituto Médico Legal (IML) que também fará parte da URPI.