Veículos de Comunicação

Três Lagoas

PM inicia curso para formar 60 novos policiais

Após a conclusão do curso, soldados serão formados em técnicos em s

Sessenta futuros policiais militares de Três Lagoas se apresentaram, ontem e hoje, no 2º Batalhão da Polícia Militar para o início do curso de formação de soldados. Conforme o comandante da PM, o tenente-coronel Wilson Sérgio Monari, a primeira atividade dos alunos foi participar da reunião mensal realizada, na Câmara Municipal. Em seguida, eles foram encaminhados à sala de aula para início das instruções. Nesta primeira semana, explicou o oficial, os alunos-soldados passarão por um processo de adaptação. A aula inaugural será realizada na próxima segunda-feira, em Campo Grande, com todos os aprovados nas etapas do processo seletivo. Na terça à tarde, começarão de fato as aulas.  A turma é composta por 52 homens e oito mulheres aprovados no concurso da Polícia Militar.

O curso deste ano, porém, traz algumas alterações em comparação aos anteriores. Uma delas é o tempo de duração, que passou de oito meses, em média, para dez meses. A ampliação do tempo de formação do soldado da PM faz parte de uma iniciativa da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), em parceria com a Universidade Estadual (UEMS). Através dela, aulas de Direito e suas vertentes serão ministradas por professores universitários, o que garantirá ao aluno, após a conclusão do curso, o título de Tecnólogo em Segurança Pública. “Para a PM, ficarão as aulas específicas sobre a atividade policial, como armamento e tiro, tipos de abordagem e de policiamento. E, no final, eles terão que apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso que irá confirmar a aprovação do candidato, ou não. Com isso, a proposta é termos policiais ainda mais qualificados nas ruas”, destacou o comandante.

O comandante explicou que o curso será dividido em três módulos. Todas as etapas são eliminatórias. A conduta do aluno também servirá de base para avaliação.