Veículos de Comunicação

Operação Piracema

PMA apreende quase 2 mil metros de redes de pesca no rio Paraná

Flagrante ocorreu neste domingo (27), durante operação Piracema, em Naviraí

Dezoito redes de pesca foram apreendidas pela Polícia Militar Ambiental, às margens do rio Paraná, na região do município de Naviraí. A apreensão ocorreu, neste domingo (27), durante a operação “Piracema” e o material proibido foi encontrado em um acampamento, localizado em uma ilha, nas proximidades do Porto Caiuá. De acordo com a PMA, as redes medem 1.850 metros e os proprietários não estavam no local. Eles ainda não foram identificados.

Segundo os policiais, os pescadores normalmente deixam os petrechos ilegais escondidos e, na madrugada, quando não percebem fiscalização, armam e retiram os peixes capturados. Isso, conforme a PMA, dificulta a prisão dos suspeitos pelo curto espaço de tempo que permanecem no rio.

A polícia alerta que a retirada desta quantidade de redes dos rios impede a degradação dos cardumes, especialmente no período de piracema. Também ressalta que a manutenção da fiscalização e retirada dos petrechos precisam ser constantes, tendo em vista, a grande capacidade de captura por meio de redes de pesca e consequentemente mortes dos peixes.