Veículos de Comunicação

Monitoramento

Polícia ambiental de Três Lagoas inicia operação em rios para coibir pesca irregular

A fiscalização ocorre nos rios Sucuriú, Paraná e Rio Verde

A fiscalização ocorre nos rios Sucuriú, Paraná e Rio Verde. - Arquivo/JPNEWS
A fiscalização ocorre nos rios Sucuriú, Paraná e Rio Verde. - Arquivo/JPNEWS

A Polícia Militar Ambiental (PMA) iniciou a Operação Finados, nesta quinta-feira (2), em Mato Grosso do Sul, para coibir crimes ambientais, principalmente, a pesca, por ser o último feriado antes do início da Piracema. A operação coincidirá com o início do defeso, a partir de 0h, do dia 5 de novembro (domingo). Com a chegada do feriado prolongado, há a previsão de aumento na procura pelos rios do estado, sobretudo pelos pescadores desportivos, que visam aproveitar os últimos dias de pesca aberta.

Em Três Lagoas, o monitoramento da PMA ocorre nos rios Sucuriú, Paraná e Rio Verde. Além da intensificação no patrulhamento fluvial, os policiais ambientais também intensificará as barreiras terrestres no intuito de coibir o transporte irregular de pescado. Vale ressaltar que nos rios federais da bacia do Paraná (Rio Paraná, Rio Paranaíba e Rio Aporé) o defeso já iniciou no dia 1º de novembro.

Além disso, aos pescadores que vão aproveitar o feriado para pescar nos rios estaduais de Mato Grosso do Sul, a PMA ressalta que o porte da autorização de pesca emitida pelo Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul é obrigatório. Dessa maneira, é importante que o pescador fique atento aos locais em que a pesca é proibida, aos tamanhos mínimos e máximos do peixe capturado e à cota que é permitida em nosso estado.

A PMA destaca ainda que os pescadores profissionais dos rios federais da Bacia do Rio Paraná e os comerciantes devem fazer a declaração de estoque. E aos que exercem essa atividade nos demais rios do estado têm até 7 de novembro para fazer a declaração disponível no site do Imasul através do link, conforme prevê a legislação vigente.