Veículos de Comunicação

Operação

Polícia Ambiental multa pescador em R$ 1,6 mil por pesca ilegal

O pescado será doado para instituições filantrópicas

O pescado será doado para instituições filantrópicas - Arquivo/JPNews
O pescado será doado para instituições filantrópicas - Arquivo/JPNews

Neste sábado (23), Policiais Militares Ambientais de Três Lagoas que trabalham na operação Pesca Legal estavam realizando a fiscalização no rio Verde. Eles prenderam e atuaram um pescador por pesca predatória.

Em um acampamento à margem do rio, no município de Brasilândia, os policiais abordaram o pescador, que havia capturado nove exemplares de peixes das espécies piau e piapara, que estavam em uma caixa isotérmica, pesando 10 kg. Um exemplar da espécie piapara media 36 centímetros e, portanto, abaixo do tamanho mínimo permitido para a captura e abate que é de 40 centímetros para a espécie.

Além da captura abaixo do tamanho mínimo permitido, o pescado estava acima da cota permitida pela legislação, cota esta, que é de um exemplar e cinco exemplares de piranha por pescador. Dessa forma, o pescador só poderia ter abatido um exemplar dos peixes que havia capturado. O pescado, a caixa e uma carretilha com vara utilizada na pescaria ilegal foram apreendidos.

O infrator (67), residente em Brasilândia, foi autuado administrativamente e foi multado em R$ 1.610,00. Ele também responderá por crime ambiental de transporte de produto da pesca predatória. A pena é de um a três anos de detenção. O pescado será doado para instituições filantrópicas, depois de periciado.