Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Polícia de Três Lagoas prende fugitivos da 1ª DP

fuga foi percebida por policiais civis na manhã de sábado, 18

Polícia prendeu dois presos que fugiram da 1ª Delegacia de Polícia, por volta das 22h30 da última sexta-feira, 17. A fuga foi percebida por policiais civis na manhã de sábado, 18, durante a contagem dos internos da carceragem.

De acordo com o delegado da 1ª DP, Ailton Pereira de Freitas, os dois fugitivos, um de 29 anos, que cumpria pena pelo não pagamento de pensão alimentícia e outro de 34 anos, condenado por tráfico de drogas, estavam no corredor da carceragem quando  fugiram pelo sistema de ventilação de ar. Nas celas, estavam os internos transferidos da Penitenciária de Segurança Média. “Eles conseguiram danificar o telhado, o exaustor e fugir pelo duto de ventilação que existe no corredor. Não houve a participação de ninguém neste caso”, destacou.

As buscas pelos suspeitos começaram ainda na manhã de sábado. No domingo, uma equipe da Seção de Investigações Gerais (SIG) conseguiu localizar o preso de 29 anos, que  foi encontrado no bairro de Santa Rita. Na tarde de ontem, foi ouvido pelo delegado Ailton Pereira,  em seu depoimento, alegou que foi coagido a fugir. O preso estava na carceragem da 1ª DP há 19 dias. A pena imputada pelo não pagamento de pensão alimentícia é de 45 dias. Agora, o delegado informou que ele também deverá responder por dano ao patrimônio público. “É bem provável que ele termine de cumprir os 45 dias aqui na delegacia, pois o crime de dano ao patrimônio público será outro processo a ser aberto, explicou o delegado.

A prisão do segundo fugitivo, ocorreu na cidade paulista de Votuporanga, quando policiais militares daquela cidade abordaram o foragido em uma barreira policial. Como a fuga já havia sido lançada no sistema nacional, eles entraram em contado com a Polícia Civil de Três Lagoas, que confirmou o fato.

O delegado Ailton Pereira explicou que, em um primeiro momento, acredita-se que o foragido – condenado por tráfico de drogas pela Justiça três-lagoense – estava sozinho em um carro e que seguiria para a região de São José do Rio Preto. “No entanto, temos que aguardar a sua chegada para colhermos o depoimento e sanarmos essas dúvidas”, completou Pereira.

Para o delegado Ailton Pereira, resta apenas o depoimento do segundo foragido para a conclusão do inquérito sobre a fuga. Ao todo, entre seis e sete presos que estavam na carceragem foram ouvidos sobre o caso.

A previsão é que o foragido chegue a Três Lagoas nesta terça-feira. Depois de prestar depoimento, deverá ser transferido para a Penitenciária de Segurança Média de Três Lagoas.

TRANSFERÊNCIA

Parte dos internos que cumprem pena por crimes envolvendo violência sexual estão sendo mantidos nas delegacias da cidade e região por segurança. Na tarde de sexta-feira, 13 internos que estavam sendo mantidos na carceragem da 1ª DP retornaram para a Penitenciária de Segurança Média de Três Lagoas. A transferência dos presos foi autorizada depois que outros 11 presos considerados perigosos foram levados para o Presídio de Segurança Máxima de Campo Grande. Outros 20 líderes do presídio já haviam sido transferidos na semana passada.