Veículos de Comunicação

Especialização

Polícia realiza curso de capacitação no manuseio de drones em Três Lagoas

O curso será uma ferramenta para que os policiais sejam preparados em casos de grandes operações.

Entre as forças que integram o curso estão a Polícia Militar, Polícia Penal, e o Exército brasileiro. - Reprodução/ TVCHD
Entre as forças que integram o curso estão a Polícia Militar, Polícia Penal, e o Exército brasileiro. - Reprodução/ TVCHD

Com o objetivo de especializar os policiais para o auxílio no trabalho do dia a dia, é que o 2º Comando de Policiamento de Àrea 2 (CPA-2) realiza nesta quinta (28) e sexta-feira (29), um curso de capacitação para o manuseio de drones, fruto de uma parceria com o Conselho Comunitário de Segurança de Três Lagoas e o Sindicato Rural. Entre as forças que participam estão a Polícia Militar, Polícia Penal, e o Exército brasileiro.

De acordo com o comandante do CPA-2, Coronel Gil Alexandre, o curso é uma ferramenta a mais para que os policiais sejam preparados em casos de grandes operações com a utilização de drones.

"Essa é uma ferramento a mais com que nós vamos especializar os nossos policiais para o nosso serviço dentro da segurança pública. O objetivo principal é prepara-los para futuras ações em nossa jurisdição", disse o comandante.

Segundo o presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Três Lagoas, Eurides de Freitas, esta é a segunda edição do curso, e para este ano, além desta turma de 13 alunos, a expectativa é formar aproximadamente 37 profissionais.

" Essa iniciativa já aconteceu o ano passado para o pessoal na àrea rural, onde formamos 30 pessoas. Eu como presidente do conselho firmei uma parceria com o Sindicato Rural, e abrimos este ano vagas para as forças policias. Eu calculo por base ao término do curso, que umas 50 pessoas, todas ligadas a segurança de Três Lagoas e região, sairão daqui com base de como operar e manusear o equipamento", disse o presidente.

A PM já utiliza o drone para o apoio operacional em algumas situações, e nesta semana, um drone auxiliou a policia na prisão de um homem que teria esfaqueado a sua ex-esposa e fugido para uma mata fechada em Chapadão do Sul (MS).

Segundo o Diretor da Penitênciária de Três Lagoas, Raul Augusto, com o aumento de ilicitos utilizando drones nas penitênciárias no estado, é necessário que o policial penal esteja preparado para coibir e intervir para que atividades ilícitas não sejam praticadas no entorno dos presídios.

"Com a capacitação desses policiais, a gente percebe que esse tipo de formação é muito importante. Com essa possbilidade de fazer o curso, nossos policiais conseguem identificar melhor o aparelho e consequentemente, conseguimos coibir que novas alternativas de arremessos de ilicitos consigam adentrar as unidades em nossa região", concluiu o diretor.

Confiram os detalhes na matéria: