Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Poliomielite: Meta é vacinar 95% das crianças

Ao todo serão 12 unidades de saúde e 11 postos volantes que estarão esperando pelas crianças

O Zé Gotinha já está de plantão na Avenida Antonio Trajano dos Santos, esperando pelo dia da Campanha de Mobilização Nacional da Poliomielite. Este ano a meta é vacinar 95% da população de crianças de 0 a 5 anos, o que corresponde a 6 980 crianças.

Segundo a  coordenadora municipal de imunização, Mirian Girata, 23 locais estarão disponíveis no sábado (20), para fazerem a imunização.

Ao todo serão 12 unidades de saúde e 11 postos volantes que estarão esperando pelas crianças. Os postos volantes foram projetados para facilitar o acesso das famílias, por isso estarão instalados em supermercados, lanchonetes e escolas das 8h às 17h”, comentou.

A paralisia infantil foi erradica no Brasil desde 1994, no ano passado, a Secretaria Municipal de Saúde conseguiu imunizar 97,13% da população, mas não na primeira etapa, a campanha deve que ser prorrogada. “Este ano gostaríamos que todos os pais se conscientizassem e levassem os filhos para tomar as gotinhas. Gostaríamos de repetir o feito do ano passado, mas sem a prorrogação”, salientou.


Todas as crianças devem tomar a vacina, apenas para crianças com febre, ou em tratamento contra câncer ou AIDS não devem tomar.


POLIOMIELITE


A Poliomielite é causada por um vírus chamado poliovírus e sua transmissão ocorre através pelo contato com o vírus presentes nas fezes dos doentes.

Os sintomas variam desde uma febre até um tipo de paralisia que deixa as pernas ou braços permanentemente moles, sem força. Nos casos mais graves ocorre a paralisia dos músculos da respiração e o doente morre. Não há cura para a doença, ela é irreversível,  no entanto ela esta erradicada e por isso o controle na vacinação deve ser rigoroso e imunizar o maior número de crianças possíveis.

A melhor forma de prevenir a doença é através da vacinação, da higiene pessoal e de saneamento básico, com a extensão das redes de água e esgoto, e da coleta do lixo doméstico. A vacina contra a pólio é aplicada na forma de gotas, que são pingadas na boca da criança.


ZONA RURAL


As crianças que moram na zona rural e os adultos que ainda não tomaram todas as vacinas terão a oportunidade de atualizar o cartão do dia 22 ao dia 28 de junho.

As crianças podem tomar vacinas de pólio, hepatite b, febre amarela, tétano e rotavírus, os adolescentes menores de 20 anos, terão hepatite b, febre amarela e tétano.Todas as pessoas de 20 a 39 anos de idade deverão ser vacinados contra rubéola